Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
27 de outubro de 2025 - 17h27
INCLUSÃO

Lia Nogueira visita Costa Rica (MS), compartilha trajetória como mãe atípica e anuncia apoio à AMAAC

Deputada se emociona ao ouvir relatos de mães atípicas, promete emenda para sala sensorial e defende protagonismo feminino em evento social

27 outubro 2025 - 13h50Assessoria - Karen Andrielly
Deputada Lia Nogueira
Deputada Lia Nogueira - (Foto: Wagner Guimarães)

Em visita ao município de Costa Rica (MS), a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) cumpriu uma série de agendas voltadas à inclusão social, maternidade atípica e fortalecimento de políticas públicas para a juventude. Um dos momentos mais marcantes foi a visita à sede da AMAACRI (Associação de Mães e Amigos Atípicos de Costa Rica), onde Lia compartilhou sua própria experiência como mãe atípica e ouviu relatos emocionantes das famílias atendidas pela entidade.

Canal WhatsApp

“Ser mãe atípica é viver uma realidade que nem sempre é compreendida pela sociedade. É lutar todos os dias por dignidade, respeito e oportunidades para nossos filhos. Essa é uma causa que me move”, declarou a parlamentar, visivelmente emocionada.

A presidente da AMAACRI, Marilda Aparecida, e familiares de crianças com deficiência destacaram a importância da presença de uma representante com vivência na causa. “Ela entende nossas dores e nossas lutas. Isso nos fortalece”, afirmou Marilda. A tia atípica Amanda Costa também elogiou o "olhar genuíno" da deputada.

Durante o encontro, Lia ouviu desabafos sobre o isolamento e a dificuldade de acesso a políticas públicas. “Não temos que romantizar a maternidade. Ela dói, é difícil. Se eu pudesse pedir algo a Deus, jamais pediria uma criança atípica, porque os nossos filhos sofrem, e a sociedade ainda não está preparada para acolhê-los”, desabafou a deputada.

A associação, que reúne mais de 100 mães cadastradas, sonha em montar uma sala sensorial para melhor atender as crianças. Sensível à demanda, Lia se comprometeu a destinar uma emenda parlamentar para o projeto e anunciou que vai trabalhar para transformar a AMAACRI em entidade de utilidade pública estadual.

Além da agenda voltada à inclusão, a deputada também participou do Baile da Primavera, promovido pelo Projeto Primavera, que oferece oficinas socioeducativas e organiza o tradicional baile de debutantes para meninas da cidade. O projeto busca fortalecer vínculos familiares e prevenir situações de risco social.

“Cuidar das nossas meninas é investir no futuro. Projetos como este mostram que é possível unir acolhimento, educação e valorização”, destacou Lia, encerrando a visita com o compromisso de continuar atuando pela inclusão, dignidade e protagonismo das mulheres sul-mato-grossenses.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop