cassems
PARLAMENTAR

Deputada Gleice Jane destaca importância da valorização da educação básica durante reunião

O projeto MS Alfabetiza Indígena, do Estado, compreende a elaboração de material didático para alfabetização em línguas indígenas, aos moldes do programa MS Alfabetiza: Todos pela Alfabetização

1 julho 2025 - 13h15Assessoria de Comunicação
A deputada estadual Gleice Jane (PT)
A deputada estadual Gleice Jane (PT) - (Foto: Aline Teodoro)
Terça da Carne

A deputada estadual Gleice Jane (PT) participou da reunião da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, na manhã desta terça-feira (1º de junho), na Casa de Leis. Na ocasião, a parlamentar e os demais participantes receberam o relatório de ações da Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica (Fadeb/MS), que contou com a presença da diretora-presidenta Maria Cecília Amendola da Mota. Conhecida por sua atuação em defesa da educação pública e inclusiva, a deputada reforçou a necessidade de políticas que garantam qualidade de ensino, valorização dos profissionais da educação e respeito à diversidade linguística e cultural, especialmente entre os povos indígenas.

Canal WhatsApp

Gleice Jane, vice-presidenta da Comissão, frisou também que os professores precisam ser ouvidos nesse contexto, já que estão sufocados e adoecidos. “A sobrecarga de trabalho é muito grande e existe muita burocracia a ser cumprida. Eles não conseguem dar aulas direito, pois têm muita coisa para preencher. O trabalho da educação tem que ser leve, prazeroso; nos últimos anos, passou a ser cansativo demais. Em relação às comunidades indígenas que ainda demonstram resistência na alfabetização, precisamos avançar e articular com elas para que o material didático seja garantido a todas as línguas”, disse.

O projeto MS Alfabetiza Indígena, do Estado, compreende a elaboração de material didático para alfabetização em línguas indígenas, aos moldes do programa MS Alfabetiza: Todos pela Alfabetização, consistindo na produção de quatro protótipos de livros do 1º e 2º anos do ensino fundamental. Segundo Maria Cecília, a ação contempla quatro línguas: terena, kadiwéu, guarani e kaiowá. Mais de 12 mil estudantes são beneficiados com os livros produzidos.

Em entrevista, Maria Cecília destacou o compromisso do governo estadual com a educação e defendeu maior participação do setor privado sul-mato-grossense no financiamento de projetos educacionais. “Realizamos projetos voltados à gestão e à matemática, devido ao déficit de formação nessa disciplina. Os alunos da rede pública merecem ações voltadas à evolução na área de exatas neste momento. Sem raciocínio lógico, não conseguimos aprender direito geografia, música, matemática. É preciso abrir os olhos para isso. Infelizmente, nossas parcerias têm sido feitas, principalmente, com o estado de São Paulo. Acredito que os empresários de Mato Grosso do Sul poderiam investir mais em projetos de educação, uma vez que o imposto de renda é descontado”, afirmou.

A deputada Gleice Jane, por sua vez, reforçou que continuará acompanhando de perto as ações da Fadeb e cobrando investimentos que garantam uma educação pública de qualidade, inclusiva e transformadora.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas