Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
24 de setembro de 2025 - 10h40
tce
INTERNACIONAL

Lula encerra missão em Nova York com eventos sobre democracia e clima

Presidente participa de encontro internacional e copreside evento climático antes de voltar ao Brasil

24 setembro 2025 - 07h30
Lula abriu a Assembleia da ONU com críticas à ordem internacional e defesa de direitos humanos e ambientais
Lula abriu a Assembleia da ONU com críticas à ordem internacional e defesa de direitos humanos e ambientais - (Foto: Ricardo Stuckert)
ENERGISA

Nesta quarta-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre os últimos compromissos em Nova York, onde participou da abertura da 80ª Assembleia Geral da ONU no dia anterior. Os encontros focam em democracia e mudanças climáticas.

Canal WhatsApp

Às 10h (horário local; 11h em Brasília), Lula coordena a 2ª edição do evento Em Defesa da Democracia e Contra o Extremismo, na sede da ONU. Cerca de 30 países participam da iniciativa, que também é liderada pelos presidentes do Chile, Gabriel Boric, e da Espanha, Pedro Sánchez.

A proposta é reforçar uma diplomacia ativa que enfrente o enfraquecimento institucional, a desinformação, o discurso de ódio e as desigualdades. A primeira edição ocorreu em julho no Chile, com líderes do Brasil, Espanha, Colômbia e Uruguai, que divulgaram uma declaração conjunta.

Na parte da tarde, às 14h (horário local), Lula co-preside com o secretário-geral da ONU, António Guterres, um Evento Especial sobre Clima para chefes de Estado. O objetivo é aumentar o compromisso dos países em atualizar suas NDCs (contribuições nacionalmente determinadas para redução de gases de efeito estufa) em preparação para a COP30 em Belém.

O Brasil pretende reduzir entre 59% e 67% suas emissões, segundo estimativas do Itamaraty. Até agora, cerca de 47 nações já enviaram suas novas metas. Na abertura da Assembleia Geral, Lula defendeu que o combate ao aquecimento global seja central na agenda da ONU, propondo ainda a criação de um conselho global de monitoramento climático e o lançamento de um mecanismo para conservar as florestas tropicais.

Durante a Assembleia, Lula teve um breve encontro com o presidente dos EUA, Donald Trump, nos bastidores do evento. Trump disse que pretende se reunir com Lula na próxima semana, e o Brasil confirmou o interesse no diálogo — ainda sem data ou formato definidos. O contato foi iniciado por Trump e aceito por Lula.

Ao fim dos compromissos no dia, Lula dará uma entrevista coletiva na sede da ONU para avaliar sua agenda em Nova York. Às 18h (Nova York) — 19h em Brasília — ele embarca de volta ao Brasil, com previsão de chegada em Brasília já nas primeiras horas de quinta-feira (25).

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas