Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
06 de janeiro de 2026 - 13h33
senai
INTERNACIONAL

Governo de Cuba informa que 32 agentes morreram durante captura de Maduro

Havana diz que vítimas atuavam em missão oficial na Venezuela; País decretou dois dias de luto

5 janeiro 2026 - 07h40Redação E+
Cuba informa que 32 cubanos morreram em ataque dos EUA que levou à captura de Maduro
Cuba informa que 32 cubanos morreram em ataque dos EUA que levou à captura de Maduro - Foto: Reprodução @realDonaldTrump / ABrasil

Governo de Cuba informou na noite de domingo (04) que 32 cidadãos cubanos morreram durante bombardeios realizados por forças dos Estados Unidos em Caracas, no sábado (03). A ação militar antecedeu a operação que resultou na captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Canal WhatsApp

Segundo comunicado oficial transmitido pela televisão estatal cubana, os mortos integravam missões vinculadas às Forças Armadas Revolucionárias e ao Ministério do Interior de Cuba. De acordo com o governo, a atuação ocorreu a pedido de autoridades venezuelanas. Os nomes e as funções exercidas pelos agentes não foram divulgados.

Na nota, Havana classificou a ofensiva norte-americana como “terrorismo de Estado” e responsabilizou Washington pelas mortes. O texto afirma que os cubanos estavam em solo venezuelano no cumprimento de tarefas oficiais e que o ataque violou acordos e normas internacionais.

Em resposta ao episódio, o governo cubano decretou luto oficial de dois dias. Durante o período, as bandeiras do país permanecerão a meio mastro e eventos públicos foram suspensos. A medida, segundo as autoridades, busca homenagear os mortos e marcar posição diante do que considera uma agressão externa.

Aliado político de Nicolás Maduro, o presidente cubano Miguel Díaz-Canel voltou a criticar os Estados Unidos após a divulgação das mortes. Em declaração pública, afirmou que o governo norte-americano segue tratando a América Latina como seu “quintal”, em referência à histórica interferência dos EUA na região.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop