Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
01 de dezembro de 2025 - 18h14
CPMI DO INSS

CPMI do INSS busca reunião com STF sobre habeas corpus de convocados

Ministro André Mendonça tem dado direito ao silêncio a investigados, gerando críticas de deputados e senadores

1 dezembro 2025 - 17h30Gustavo Côrtes
Alfredo Gaspar atua como relator e Carlos Viana como presidente da CPI do INSS.
Alfredo Gaspar atua como relator e Carlos Viana como presidente da CPI do INSS. - (Foto: Brenno Carvalho/ Agência O Globo)

Integrantes da CPMI do INSS planejam se reunir com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça para discutir a concessão de habeas corpus a convocados pelo colegiado. Relator dos processos sobre descontos ilegais a aposentados na Corte, o magistrado tem permitido que investigados permaneçam em silêncio durante a comissão e já barrou depoimentos.

Canal WhatsApp

“Vou solicitar agenda para que possamos seguir”, afirmou o presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), na sessão desta segunda-feira (1º).

As decisões de Mendonça têm sido alvo de críticas tanto da oposição quanto da base do governo, que veem nas medidas uma forma de obstrução dos trabalhos da CPMI. O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) questionou o fato de o ministro assumir pessoalmente a decisão sobre habeas corpus, alegando que esses pedidos deveriam ser sorteados entre os integrantes da Corte.

“Dá de forma reiterada uma blindagem a alguns nomes. Não sabemos qual critério está sendo usado. É desrespeito com esta Casa dizer que o investigado não precisa nem comparecer aqui”, afirmou Pimenta, defendendo que o encontro inclua presidente, relator e vice-presidente da comissão, além de líderes de governo e oposição.

O senador Izalci Lucas (PL-DF) reforçou a crítica, afirmando que as medidas “destruíram a CPI” e que é necessário dialogar com o ministro para garantir a independência do colegiado.

Nesta segunda-feira, o empresário Sandro Temer de Oliveira, apontado como operador da Universo Associação dos Aposentados e Pensionistas dos Regimes Geral da Previdência Social (AAPPS Universo) e da Associação de Proteção e Defesa dos Direitos dos Aposentados e Pensionistas (APDAP Prev), não compareceu à CPMI por decisão judicial. Ele teria se colocado à disposição para delatar envolvidos no esquema de descontos ilegais a aposentados e pensionistas.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop