Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
03 de fevereiro de 2026 - 11h30
maracaju
POLÍTICA

Banco Master: CPI quer ouvir o governador Ibaneis Rocha

Comissão investiga atuação de facções e apurações sobre o caso Master envolvendo o Distrito Federal

3 fevereiro 2026 - 10h10Agência Brasil
Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha
Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha - (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado deve convocar o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), para prestar esclarecimentos no Senado. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (3) pelo presidente da comissão, senador Fabiano Contarato (PT-ES), após a ausência do chefe do Executivo local na sessão marcada para hoje.

Canal WhatsApp

Ibaneis havia sido convidado para participar da reunião, mas enviou um ofício informando que seria representado pelo secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar. No entanto, quem compareceu foi o secretário-executivo da pasta, Alexandre Patury, o que levou ao cancelamento da sessão.

Diante do impasse, a presidência da CPI informou que apresentará um requerimento formal para convocar o governador. Se aprovado pelo colegiado, Ibaneis será obrigado a comparecer à comissão.

O relator da CPI, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), defendeu a oitiva do governador do DF. Segundo ele, apesar de o Distrito Federal apresentar índices de homicídio considerados controlados, a capital do país ocupa posição estratégica por concentrar o poder político e econômico.

No requerimento apresentado à comissão, Vieira destacou que gestores do DF podem contribuir com informações sobre ações de combate à lavagem de dinheiro, estratégias para descapitalizar facções criminosas e medidas para evitar a infiltração do crime organizado em setores da economia e do Estado.

A assessoria do senador Fabiano Contarato confirmou oficialmente o cancelamento da sessão e a intenção de convocar Ibaneis. Procurado, o Governo do Distrito Federal não se manifestou até a publicação da reportagem.

Ligação com o caso Banco Master

O nome de Ibaneis Rocha também aparece em meio às investigações envolvendo o Banco Master. O caso envolve o Banco de Brasília (BRB), instituição pública do DF, que tentou adquirir o Banco Master. A operação passou a ser investigada após suspeitas de emissão de créditos falsos para captação de recursos no mercado financeiro.

Segundo as apurações, as possíveis fraudes podem chegar a R$ 17 bilhões. Diante dos indícios, o Banco Master foi liquidado pelo Banco Central. Na Câmara Legislativa do DF, há pedidos para abertura de CPI e de processo de impeachment contra o governador.

Ibaneis nega irregularidades e afirma estar tranquilo em relação às investigações que envolvem o BRB.

Outros governadores na CPI

A CPI do Crime Organizado definiu esta semana para ouvir governadores sobre a atuação de facções criminosas nos estados. Na quarta-feira (4), estava previsto o depoimento do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. A sessão, no entanto, também foi cancelada após o governador informar que cumpre agenda oficial na Europa.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop