
Brasília – A decisão do governo dos Estados Unidos de impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros provocou reação imediata no Congresso Nacional. Em nota divulgada nesta quinta-feira (10), os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, mencionaram a possibilidade de o Brasil adotar medidas semelhantes, com base na Lei de Reciprocidade Econômica.

Aprovada pelo Congresso em abril, a legislação autoriza o país a responder a barreiras comerciais de outros governos com contramedidas como aumento de impostos, restrições a importações e até suspensão de acordos de investimentos.
Alcolumbre e Motta ressaltaram que a medida representa uma forma de proteger a economia nacional diante de ações unilaterais. “O Congresso Nacional acompanhará de perto os desdobramentos. Com muita responsabilidade, este Parlamento aprovou a Lei de Reciprocidade Econômica, um instrumento que permite a defesa da soberania brasileira”, afirmaram.
Os parlamentares também reforçaram a importância do diálogo diplomático, mas deixaram claro que o Brasil está preparado para responder com firmeza. “Estaremos prontos para agir com equilíbrio e firmeza em defesa da nossa economia, do nosso setor produtivo e da proteção dos empregos dos brasileiros”, completaram.
A taxação anunciada pelo governo norte-americano é vista como uma ameaça direta ao setor produtivo do Brasil, o que reforça a pressão sobre o Executivo para uma possível reação comercial.
