
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) será palco, na noite de quinta-feira (18), da abertura da 7ª Conferência Estadual de Direitos Humanos (CEDH). A iniciativa foi proposta pelo deputado Pedro Kemp (PT), 2º Secretário do Parlamento, a pedido do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CEDHU-MS).

A solenidade acontecerá no plenário Deputado Júlio Maia, reunindo representantes do governo estadual, parlamentares e sociedade civil. O evento seguirá na sexta-feira (19), com a atualização do Plano Estadual de Direitos Humanos (PEDH) como principal objetivo.
Um espaço plural de diálogo
De acordo com a resolução conjunta da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (SEAD) e do CEDHU-MS, a conferência busca criar um espaço de discussão plural, democrático e participativo, com foco na construção de um Sistema Nacional de Direitos Humanos (SNDH) mais robusto.
O tema central desta edição é:
“Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”.
Seis eixos temáticos em debate
Durante a conferência, serão discutidos seis grandes eixos:
Enfrentamento das violações e dos retrocessos
Democracia e participação popular
Igualdade e justiça social
Justiça climática, meio ambiente e direitos humanos
Proteção dos direitos humanos no contexto internacional
Reforço dos laços entre governos e sociedade civil organizada
Serviço
Local: Assembleia Legislativa de MS – Av. Des. José Nunes da Cunha, Parque dos Poderes, Bloco 9, Campo Grande
Data: 18 e 19 de setembro de 2025
Transmissão: Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e Portal da ALEMS | TV Assembleia MS (canais 7.2 e 9 da Claro NET TV) | Rádio ALEMS (FM 105.5)
