
Na sessão plenária desta quarta-feira (3), o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) apresentou o Projeto de Resolução 45/2025, que propõe a criação da Comenda do Mérito Legislativo das Nações Amigas de Mato Grosso do Sul. A honraria será concedida a pessoas indicadas pelas comunidades estrangeiras que participam da Festa das Nações Amigas, evento anual incluído no calendário oficial do estado.

A proposta, que passará por tramitação na Assembleia Legislativa, estabelece que a comenda será composta por diploma e medalha, entregues a cidadãos que tenham contribuído para a promoção da diversidade, inclusão ou ações humanitárias no estado. A indicação deverá partir das entidades ligadas às Nações Amigas, em articulação com o deputado proponente.
Sete comunidades representadas
A homenagem contempla membros das comunidades Japonesa, Libanesa, Portuguesa, Boliviana, Paraguaia, Italiana e Espanhola, que participam ativamente de ações culturais e sociais em Mato Grosso do Sul. A comenda reconhece o papel dessas nações na construção de uma sociedade mais inclusiva e multicultural.
O projeto surgiu após reunião realizada em julho deste ano entre Hashioka e representantes das sete comunidades. Na ocasião, os líderes apresentaram os resultados da 2ª Festa Inclusiva das Nações Amigas, realizada de 22 a 24 de maio no estacionamento do Comper Itanhangá, em Campo Grande.
Festa celebra diversidade e apoia causas sociais
O evento contou com apresentações culturais, atrações musicais e gastronomia típica dos sete países envolvidos. Além de promover o intercâmbio cultural, a festa teve caráter solidário: parte da arrecadação foi destinada a instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade na capital sul-mato-grossense.
Presenças de destaque na reunião
A reunião de 10 de julho no gabinete do parlamentar contou com representantes de peso da comunidade internacional em MS, como:
Munir Sayegh, presidente da Federação Nacional das Entidades Líbano-Brasileiras;
Susan Gomez Chambi, diretora da Comunidade Boliviana;
Carmen Tieko Massami Romero, diretora da ACNA;
Albino Romero, presidente da ACNA;
Cleber Segóvia, diretor da Colônia Paraguaia;
Glaucio Hashimoto, presidente da Associação Campo-Grandense de Beisebol;
Angelo Bruno, diretor da Colônia Italiana;
Jorge Gonda, vice-presidente educacional da Associação Nipo;
Claudio Sussumu Oikawa, vice-presidente cultural e esportivo da Associação Nipo.
