
Saiba Mais
Poucas horas depois da confirmação do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e com a viagem do presidente Michel Temer à China, logo após sua posse definitiva no plenário do Senado, marcada para as 16h desta quarta-feira (31), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), assumirá a presidência da República provisoriamente. Waldir Maranhão (PP-MA), o polêmico vice-presidente da Câmara, reassume a presidência da Casa até a volta de Temer e Maia a seus postos.

A Constituição prevê que o presidente da Câmara é o segundo na linha sucessória presidencial, logo abaixo do vice-presidente. Com o impeachment de Dilma Rousseff, o país não tem mais um vice-presidente e, portanto, o presidente da Câmara se torna o primeiro na linha sucessória.
Pouco antes de assumir o cargo de Temer provisoriamente, Rodrigo Maia afirma, citando a postura comedida do vice do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que terá “uma postura mais Marco Maciel do que qualquer outra coisa” e “não cabe a nenhum vice-presidente tomar nenhuma decisão”.
