
Durante o 67º Congresso da Associação Paulista de Municípios (APM), realizado nesta terça-feira (26), no estádio do Pacaembu, em São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) roubou a cena. Mesmo com dores no joelho e presença incerta até os últimos momentos, ele entrou em campo e marcou o gol que garantiu a vitória de sua equipe por 2 a 1 sobre o time de prefeitos e autoridades.

O gol decisivo veio em uma jogada inusitada. Após lance do próprio governador, a bola bateu no braço de um defensor. O pênalti foi marcado por Gilberto Kassab, secretário do governo estadual e presidente do PSD, que atuou como árbitro da partida. Na cobrança, o ex-jogador Cafu surpreendeu ao rolar a bola em vez de chutar direto, deixando Tarcísio livre para marcar.
Além de Tarcísio, outros nomes conhecidos participaram da partida, que teve 30 minutos de duração. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), jogou como centroavante. Já o ex-prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, completou o trio ofensivo pela esquerda. Tarcísio atuou na ponta direita durante toda a partida.
O outro gol da equipe do governador foi marcado por Fred Guidoni (PSD), ex-prefeito de Campos do Jordão. Ele aproveitou uma sobra de bola após dividida entre Nunes e um zagueiro e empurrou para o gol.
Do outro lado, quem descontou foi Paulinho do Esporte (União Brasil), prefeito de Pedro de Toledo (SP), que acertou um belo chute de fora da área.
Apesar das dores, Tarcísio se manteve em campo durante toda a partida, após ter tomado medicamentos para aliviar o incômodo no joelho, segundo apuração do Estadão. Após o apito final, foi bastante solicitado para fotos e parabenizado pelos colegas. Ao ouvir de uma participante que "arrebentou no jogo", respondeu com bom humor: “Eu é que me arrebentei”.
Logo após o evento esportivo, o governador deixou o Pacaembu para um encontro com o governador da Geórgia (EUA), Brian Kemp. A visita tem caráter de cortesia, mas a expectativa é que temas comerciais, como as tarifas impostas pelos Estados Unidos às exportações brasileiras, estejam na pauta.
