
Foi eleita na manhã desta quarta-feira (1º) a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Como já era esperado, a chapa liderada pelo deputado Gerson Claro (PP) levou a melhor, e o parlamentar será o novo presidente da Casa de Leis. A composição conta ainda com Renato Câmara (MDB) o 1º vice-presidente, Zé Teixeira (PSDB) para 2º vice-presidente e Mara Caseiro (PSDB) ocupará a 3ª vice-presidência. Para 1º secretário assume o deputado Paulo Corrêa (PSDB) e Pedro Kemp (PT) ocupará a 2ª secretaria. Já o 3ª secretário será Lucas de Lima (PDT).

"Com muita esperança saúdo a todos. Que essa Mesa Diretora possa fazer uma caminhada. A honrosa possibilidade de um mandato concedido pelo povo. Minha primeira palavra não poderia ser outra se não gratidão. Recebo o desafio com disposição redobrada para estar altura desse cargo”, enfatizou Claro que irá comandar os trabalho dos deputados para o biênio 2023/2024.
Os deputados votaram de forma nominal e aberta. Foram apresentadas as candidaturas individuais dos deputados Rafael Tavares (PRTB), João Henrique (PL) e Coronel David (PL) para os cargos de presidente, 1º secretário e 2º secretário, respectivamente, e uma chapa única composta pelos que foram eleitos pela maioria dos votos.
O voto foi feito nominalmente no microfone posicionado na ALEMS alem de ser entregue a cédula assinada. Em sua vez, Coronel David (PL) que votou na chapa de João Henrique Catan (PL), destacou que a Casa de Leis deve ser plural e defender os princípios. Zé Texeira (PSDB) por uma determinação do partido votou na chapa completa.
“Inicio com disposição redobrada para estar à altura do comando deste Parlamento e dos anseios e desafios da população. Com o compromisso inegociável com a democracia. No regime de respeito aos direitos individuais e plena liberdade do contraditório, submetido ao Regimento Interno e vontade soberana do Plenário. Virtudes da moderação, espírito da conciliação. Respeito às diferenças, legitimidade das críticas construtivas. Cada um dos senhores deputados serão considerados e tratados como autênticas lideranças. Espero que este Plenário acolha as demandas do povo, para elevar o nível de qualidade de vida da nossa população”, discursou o presidente Gerson Claro. Ele relembrou dos desafios para o desenvolvimento do Estado e disse que o Parlamento vai continuar colaborando para isso. “Ainda há muito que fazer”, considerou.
O novo presidente ainda reafirmou o compromisso com o governador Eduardo Riedel em combater a polarização.
