
Inscrições para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) começam no dia 2 de julho e seguem até o dia 20 do mesmo mês. Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o processo seletivo oferece 3.642 vagas distribuídas em 32 órgãos do governo federal.

Organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o CPNU segue o modelo aplicado na edição anterior, com provas previstas para o dia 5 de outubro. A aplicação será realizada das 13h às 18h (horário de Brasília), em 228 municípios espalhados por todos os estados e no Distrito Federal. A taxa de inscrição é única, no valor de R$ 70.
Blocos temáticos organizam os cargos - O concurso será dividido em nove blocos temáticos, que agrupam cargos com perfis profissionais semelhantes. Esse formato permite que o candidato, com apenas uma inscrição, concorra a diferentes cargos dentro de um mesmo bloco.
Durante a inscrição, o participante poderá montar uma lista de preferência com base em sua formação, experiência e interesses de carreira. Isso possibilita que o candidato selecione as opções que mais se alinham ao seu perfil, mesmo concorrendo a mais de um cargo.
Com a realização unificada, o governo busca ampliar o acesso ao serviço público e reduzir custos logísticos para os candidatos. A ampla distribuição de locais de prova tem como objetivo facilitar a participação de pessoas em todas as regiões do país, evitando deslocamentos longos e onerosos.
Mais informações, como o edital completo com os cargos, requisitos, salários e conteúdo programático, devem ser divulgadas nos canais oficiais do Ministério da Gestão e da banca organizadora.
