Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
03 de novembro de 2025 - 22h06
portomurtinho
MEGAOPERAÇÃO

Aprovação de Cláudio Castro atinge maior nível desde 2022, mas rejeição também cresce

Pesquisa Datafolha mostra divisão na avaliação do governador após operação policial com 121 mortos no Rio

3 novembro 2025 - 14h30Raisa Toledo
O governador do Rio, Cláudio Castro
O governador do Rio, Cláudio Castro - ( Foto: Evandro Macedo/LIDE)

A avaliação do governo de Cláudio Castro (PL) no Rio de Janeiro atingiu o maior índice de aprovação desde 2022, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (1º). Ao mesmo tempo, o levantamento também registrou o maior patamar de rejeição ao governador desde o início da série histórica.

Canal WhatsApp

De acordo com os dados, 40% dos entrevistados classificam a gestão como ótima ou boa, enquanto 34% a consideram ruim ou péssima. Outros 23% avaliam o governo como regular. Em setembro de 2022, os índices eram de 31% de aprovação, 25% de reprovação e 37% de avaliação regular.

A pesquisa foi realizada poucos dias após a megaoperação policial nos complexos da Penha e do Alemão, na zona norte do Rio, que resultou na morte de 121 pessoas e reacendeu o debate sobre a política de segurança pública no estado. A ação foi classificada por Cláudio Castro como um “sucesso”.

Os números revelam uma diferença significativa entre a capital fluminense e a região metropolitana. Em municípios do entorno do Rio, a aprovação do governador atinge 51%, enquanto na capital cai para 30%, dentro da margem de erro da pesquisa.

A reprovação também varia: entre os moradores da cidade do Rio, 39% classificam a gestão como ruim ou péssima; nas demais cidades da região metropolitana, esse índice é de 28%.

Homens tendem a aprovar mais a gestão (49%) do que mulheres (32%). Já entre eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a taxa de aprovação sobe para 67%, caindo para 17% entre eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A rejeição à gestão estadual é de 61% entre os eleitores de Lula, contra apenas 12% entre os que votaram em Bolsonaro.

Quando questionados sobre o desempenho do governo de Cláudio Castro na área de segurança pública, os entrevistados também demonstraram opiniões divididas: 37% consideram a atuação ótima ou boa, 25% a classificam como regular e 37% avaliam como ruim ou péssima.

Sobre a recente operação policial nos complexos da Penha e do Alemão, 48% disseram que a ação foi “muito bem executada”, 21% avaliaram que teve falhas e 24% a consideraram mal conduzida.

A pesquisa também mostrou que 57% concordam com a afirmação do governador de que a operação foi um sucesso, enquanto 39% discordam totalmente dessa avaliação.

O levantamento foi realizado pelo Instituto Datafolha por telefone, nos dias 30 e 31 de outubro, com 626 moradores da cidade do Rio de Janeiro e de municípios da região metropolitana, todos com 16 anos ou mais. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas