Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
02 de novembro de 2025 - 21h32
tce novembro
POLÍTICA

Aprovado por 53%, Cláudio Castro cresce após operação no Alemão, aponta Genial/Quaest

Governador do Rio sobe dez pontos em três meses; já Lula mantém rejeição alta no estado

2 novembro 2025 - 13h30Aramis Merki II
Cláudio Castro, governador do Rio
Cláudio Castro, governador do Rio - (Foto: Wilton Júnior/Estadão)

A popularidade do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), subiu dez pontos percentuais desde agosto, segundo levantamento da Genial/Quaest divulgado nesta semana. Após a megaoperação policial nos complexos do Alemão e da Penha — que deixou mais de 120 mortos — Castro passou a ter 53% de aprovação no estado, contra 43% na sondagem anterior.

Canal WhatsApp

A desaprovação ao governador caiu de 41% para 40% no mesmo período. De acordo com o diretor da Quaest, Felipe Nunes, o salto na imagem de Castro está relacionado à percepção de que a operação teve como foco o combate ao crime organizado. “A melhora na aprovação do governador aconteceu porque a maioria acredita que a operação foi autorizada para combater o crime organizado (54%), não como uma ação para ganhar popularidade”, afirmou.

Lula mantém alta rejeição no Rio - Em contraste, a avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua negativa no estado. Segundo a pesquisa, 64% dos fluminenses desaprovam o governo federal, enquanto 34% aprovam. Os números são praticamente os mesmos registrados em agosto, quando a desaprovação era de 62% e a aprovação era de 37%.

Segundo a Quaest, o desempenho do presidente no período pode ter sido impactado por diversos fatores, inclusive a percepção popular sobre a atuação federal diante da crise da segurança pública no estado. “Muita coisa aconteceu entre agosto e outubro, vários efeitos positivos podem ter sido anulados com a operação, ou a população não premia/pune o presidente por esse caso”, analisou Felipe Nunes.

Percepção sobre a operação influencia avaliação de Castro - A pesquisa mostra que o discurso de enfrentamento ao crime adotado por Cláudio Castro ressoou positivamente entre grande parte da população. A maioria dos entrevistados acredita que a operação foi necessária e justificada, o que pode ter impulsionado o aumento de sua aprovação, especialmente entre os eleitores de perfil mais conservador.

A associação direta entre segurança pública e gestão estadual, reforçada pelas declarações do governador e pelo apoio de outros líderes regionais, parece ter surtido efeito. O impacto das ações policiais na imagem de Castro reforça a tendência de que temas ligados à segurança seguem sendo determinantes para a opinião pública no estado.

Metodologia - A pesquisa foi realizada nos dias 30 e 31 de outubro, por meio de entrevistas presenciais em domicílios. Foram ouvidas 1.500 pessoas em diferentes regiões do estado do Rio de Janeiro. A margem de erro é de três pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas