
Confirmada para esta quinta-feira (25), às 9h, a cirurgia do ex-presidente Jair Bolsonaro será realizada no Hospital DF Star, em Brasília. Segundo nota divulgada pela unidade, o procedimento visa corrigir uma hérnia inguinal bilateral e terá anestesia geral, com previsão de até quatro horas de duração.
Bolsonaro já passou por avaliação médica pré-operatória, incluindo exames cardiológicos e de risco cirúrgico. Os profissionais consideraram o ex-presidente apto a se submeter ao procedimento.
Médicos informaram que pode ser avaliada, durante a internação, a necessidade de bloqueio anestésico do nervo frênico, técnica que pode ser usada para reduzir episódios de soluço relatados por Bolsonaro. Os sintomas seriam reflexo de alterações gastrointestinais, consequência da facada sofrida em 2018.
Internação sob escolta
O ex-presidente, condenado a 27 anos e três meses de prisão por envolvimento em tentativa de golpe de Estado, foi autorizado a fazer a cirurgia pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Nesta quarta-feira (24), Bolsonaro foi conduzido pela Polícia Federal da Superintendência da PF em Brasília até o hospital, onde deu entrada por volta das 9h30, acompanhado da esposa, Michelle Bolsonaro.
Durante a internação, ele permanecerá sob vigilância constante. Dois agentes da PF estarão posicionados na porta do quarto, e outras equipes reforçam a segurança dentro e fora do hospital, conforme determinação do STF.

