Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
26 de setembro de 2025 - 16h08
alms
POLÍTICA

Ministro Celso Sabino anuncia saída do Turismo após decisão do União Brasil de deixar governo

Sabino entregou carta de demissão a Lula e segue no cargo até a próxima semana, quando cumpre agenda com o presidente em Belém

26 setembro 2025 - 13h35
Celso Sabino anuncia saída do Ministério do Turismo após União Brasil deixar base do governo Lula.
Celso Sabino anuncia saída do Ministério do Turismo após União Brasil deixar base do governo Lula. - Foto: Reprodução

O ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou nesta sexta-feira (26) que deixará o comando da pasta, em cumprimento à decisão do União Brasil, partido ao qual é filiado, de desembarcar da base do governo federal. O anúncio foi feito após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto.

Canal WhatsApp

“Tive uma conversa hoje com o presidente da República, em virtude da decisão que o partido ao qual eu sou filiado tomou, de deixar o governo, e vim hoje aqui cumprir o meu papel. Entreguei ao presidente a minha carta e o meu pedido de saída do Ministério do Turismo”, declarou Sabino à imprensa.

Apesar da decisão, o ministro confirmou que seguirá no cargo até o dia 3 de outubro, quando cumprirá agenda oficial com Lula em Belém (PA), durante a inauguração de obras preparatórias para a COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas, prevista para novembro.

Movimento político do União Brasil

A saída de Sabino ocorre após o União Brasil, no dia 18 de setembro, anunciar oficialmente o afastamento da base de apoio do governo Lula. O partido deu um prazo de 24 horas para que seus filiados em cargos comissionados deixassem suas funções no governo federal.

A decisão foi interpretada como parte de um reposicionamento político da sigla para tentar atrair o eleitorado mais alinhado ao ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições municipais de 2024.

Futuro indefinido e diálogo aberto

Questionado sobre a possibilidade de deixar o partido para permanecer no governo, Sabino não descartou a ideia, mas disse acreditar no diálogo. “A minha vontade é clara: é continuar o trabalho que a gente vem fazendo. O presidente acenou com a possibilidade de ampliar esse diálogo junto ao União Brasil para que a gente veja quais serão as cenas dos próximos capítulos”, afirmou.

Sabino assumiu o Ministério do Turismo em julho de 2023, e desde então vinha conduzindo projetos ligados ao fortalecimento do setor e à preparação de eventos internacionais no Brasil.

Outro ministro filiado ao União Brasil que ainda permanece no governo é André Fufuca, titular da pasta dos Esportes. Até o momento, não houve anúncio formal sobre sua saída.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas