BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
NACIONAL

CCJ da Câmara começa a ouvir testemunhas no processo de cassação de Carla Zambelli

Deputada foi condenada pelo STF e está presa na Itália; comissão deve avaliar se ela perde o mandato

5 setembro 2025 - 16h55Raisa Toledo
Carla Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão pelo STF e enfrenta processo de cassação na Câmara dos Deputados
Carla Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão pelo STF e enfrenta processo de cassação na Câmara dos Deputados - (Foto: ABrasil)

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados inicia na próxima semana as oitivas das testemunhas no processo de cassação do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP).

Canal WhatsApp

Na quarta-feira (10), às 10h, está previsto o depoimento de Walter Delgatti Neto, conhecido como o “hacker de Araraquara”. No mesmo dia, às 14h, será ouvido Michel Spiero, assistente técnico da defesa da parlamentar.

Entre as testemunhas indicadas pelos advogados de Zambelli estão ainda o perito judicial Eduardo Tagliaferro e o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio. Ambos estão fora do país e possuem pedidos de extradição apresentados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A estratégia da defesa é sustentar que Zambelli é alvo de perseguição política. Tagliaferro, por exemplo, foi assessor do ministro Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o acusou de adulterar documentos em investigações da Polícia Federal. Já Eustáquio é apontado como participante da tentativa de golpe de Estado em 2023.

Andamento do processo - O processo de cassação foi enviado à CCJ em junho pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e tem como relator o deputado Diego Garcia (Republicanos-PR).

Após a análise da comissão, o caso seguirá para votação em plenário, onde são necessários 257 votos favoráveis para que Zambelli perca o mandato.

Em maio deste ano, o STF condenou Carla Zambelli a 10 anos de prisão por contratar Delgatti para invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Além da pena, os ministros também decidiram pela perda do mandato parlamentar.

Após a condenação, Zambelli fugiu para a Itália, onde foi presa e atualmente está detida no Complexo Penitenciário de Rebibbia, em Roma, aguardando processo de extradição.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas