TCE
POLÍTICA

Carla Zambelli continua presa após audiência sobre extradição

Deputada federal segue na Itália aguardando decisão sobre prisão domiciliar

13 agosto 2025 - 14h05Juliano Galisi
Carla Zambelli passou por nova audiência com a Justiça italiana na manhã desta quarta-feira, 13
Carla Zambelli passou por nova audiência com a Justiça italiana na manhã desta quarta-feira, 13 - Foto: WILTON JUNIOR / Estadão

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) permanece presa na Itália após audiência no processo de extradição, realizada na manhã de quarta-feira (13). A parlamentar, que passou mal durante a sessão e precisou de atendimento médico, ainda aguarda uma decisão sobre a possibilidade de ser liberada ou cumprir prisão domiciliar.

Canal WhatsApp

A defesa de Zambelli alegou questões de saúde e solicitou que a deputada possa aguardar o processo fora da penitenciária de Rebibbia, onde está detida. A Justiça italiana determinará, através de um perito, a condição de saúde da parlamentar antes de tomar qualquer decisão. O processo de extradição pode levar até dois anos, de acordo com as estimativas.

Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento na tentativa de invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para emitir um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes. Além disso, a deputada foi condenada à perda do cargo. Após ser sentenciada, fugiu do Brasil e foi presa na Itália em 29 de julho.

A parlamentar também enfrenta outra acusação, de porte ilegal de arma, após um incidente em que foi flagrada com uma pistola na véspera do segundo turno das eleições de 2022. O julgamento desse caso está temporariamente suspenso por um pedido de vista do ministro Kassio Nunes Marques, mas a maioria dos ministros já se mostra inclinada a condená-la.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas