Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
30 de outubro de 2025 - 14h27
POLÍTICA

STF torna definitiva condenação de Carla Zambelli por perseguição armada

Deputada foi sentenciada a 5 anos e 3 meses de prisão por porte ilegal de arma e constrangimento; extradição da Itália já foi autorizada pelo MP

30 outubro 2025 - 11h15Raisa Toledo
Carla Zambelli foi condenada no STF por perseguir um homem armada na véspera do segundo turno das eleições de 2022.
Carla Zambelli foi condenada no STF por perseguir um homem armada na véspera do segundo turno das eleições de 2022. - (Foto: Reprodução)

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou nesta quinta-feira (30) a certidão de trânsito em julgado da condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por perseguir um homem armada em São Paulo, tornando a sentença definitiva. A parlamentar foi condenada a cinco anos e três meses de prisão pelos crimes de porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com uso de arma de fogo.

Canal WhatsApp

Zambelli está presa desde julho na penitenciária de Rebibbia, em Roma, na Itália. O Ministério Público italiano já emitiu parecer favorável à sua extradição na última quarta-feira (22). O caso ocorreu na véspera do segundo turno das eleições de 2022, quando a deputada, após um desentendimento com o jornalista Luan Araújo, perseguiu-o com uma pistola em punho.

A condenação foi definida em agosto, por nove votos a dois, com relatoria do ministro Gilmar Mendes. Os ministros Nunes Marques e André Mendonça divergiram parcialmente: Nunes votou pela absolvição em relação ao porte de arma, e Mendonça defendeu condenação apenas pelo constrangimento ilegal.

Esta é a segunda condenação criminal de Zambelli no STF. Anteriormente, ela havia sido sentenciada a dez anos de prisão por participação na invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o objetivo de emitir um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes. Após essa primeira decisão, a deputada deixou o Brasil e foi detida na Itália.

O STF também determinou a cassação do mandato de Zambelli, decisão que ainda precisa ser analisada e confirmada pela Câmara dos Deputados.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas