
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura fraudes contra aposentados no INSS cancelou a sessão marcada para esta segunda-feira (15), após a ausência de um dos principais investigados do caso. Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, não compareceu ao depoimento e alegou que se explicará diretamente à Justiça.

Antunes é apontado como um dos principais operadores do esquema de descontos indevidos em benefícios previdenciários. Ele havia sido convocado a prestar esclarecimentos, mas acabou liberado da obrigação por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, que autorizou sua ausência por se tratar de um depoimento facultativo.
O presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), lamentou o cancelamento e criticou a ausência. “Perdemos a chance de ouvir uma peça-chave no escândalo. É frustrante, mas vamos seguir com as investigações para identificar todos os responsáveis”, afirmou.
Inicialmente, a defesa do investigado havia sinalizado que ele responderia às perguntas dos parlamentares. No entanto, segundo bastidores da comissão, a equipe jurídica de Camilo recuou após avaliar o risco de politização do depoimento e possíveis ataques, optando por apresentar sua versão apenas ao Judiciário.
Além de Antônio Carlos Camilo, o empresário Maurício Camisotti também era esperado para depor nesta segunda. Ambos foram presos na última sexta-feira (12), durante nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga o esquema de fraudes envolvendo associações e descontos automáticos em aposentadorias.
A CPMI seguirá com os trabalhos nos próximos dias e novas convocações estão previstas. O caso é tratado como uma das maiores investigações sobre fraudes contra aposentados e pensionistas já apuradas no país.
