Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
22 de outubro de 2025 - 10h33
TJMS
REFORMA TRIBUTÁRIA

Campo Grande sedia 1º Seminário Nacional de Fiscalização do ITCD com foco na reforma tributária

Evento reúne representantes de mais de 20 estados para debater modernização do imposto sobre herança e doações, com apoio da Sefaz-MS, PGE-MS e entidades de classe

22 outubro 2025 - 07h30Da Redação
Especialistas e técnicos de mais de 20 estados discutem o novo papel do ITCD e os desafios da fiscalização inteligente diante da transição tributária
Especialistas e técnicos de mais de 20 estados discutem o novo papel do ITCD e os desafios da fiscalização inteligente diante da transição tributária - (Foto: Álvaro Rezende/Secom/Arquivo)

Campo Grande recebe, nos dias 23 e 24 de outubro, o 1º Seminário Nacional de Fiscalização do ITCD, reunindo especialistas e técnicos de mais de 20 unidades da Federação no Senac Hub Academy. A iniciativa é promovida pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MS) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-MS), com o objetivo de aprimorar a inteligência fiscal e discutir os novos desafios do Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD) frente à Reforma Tributária.

Canal WhatsApp

Com apoio do Sindifisco-MS, da APREMS e da Faculdade Insted, o evento aborda desde boas práticas de fiscalização até os impactos jurídicos e legislativos do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/2024, que propõe mudanças significativas no modelo atual de arrecadação.

Entre os destaques da programação está o especialista Daniel Loria, ex-diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda. Referência em tributação patrimonial e estruturas internacionais, Loria discute os limites entre planejamento lícito e evasão fiscal no contexto do ITCD — especialmente diante do uso crescente de trusts, fundações e empresas de investimento privado (PICs).

Além dele, o evento contará com painéis sobre:

  • Planejamento tributário e estruturas internacionais
  • Avaliação de empresas e imóveis
  • Tecnologias e dados na seleção de contribuintes
  • Impactos jurídicos do PLP 108, com participação da PGE-MS

Segundo o secretário da Fazenda e presidente do Comsefaz e do Comitê Gestor do IBS, Flávio César Mendes de Oliveira, o seminário fortalece a posição do Estado na liderança das transformações tributárias.

“O momento é de aprimorar a gestão tributária e garantir segurança jurídica na aplicação do ITCD. Mato Grosso do Sul mais uma vez se coloca na vanguarda das discussões sobre tributação e modernização fiscal”, destacou o secretário.

O seminário não se limita aos aspectos técnicos, mas reforça o papel dos estados na construção de uma administração tributária digital, eficiente e orientada por dados, alinhada aos princípios de transparência, equidade e sustentabilidade fiscal.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop