
Empresários sul-mato-grossenses, autoridades brasileiras e representantes do governo chileno se reúnem nesta quarta-feira (03), na Casa da Indústria, em Campo Grande, para participar de um painel empresarial voltado ao fortalecimento de parcerias e ao incentivo de práticas sustentáveis e inovadoras no setor produtivo regional.

O evento é promovido pelo LIDE Mato Grosso do Sul em parceria com a FIEMS, com apoio do Governo do Estado, do Governo Federal e do Ministério das Relações Exteriores. A abertura está prevista para as 9h, com a presença da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e da prefeita de Campo Grande, Adriana Lopes.
Com foco no desenvolvimento regional, o painel abordará estratégias para ampliar a competitividade dos negócios locais, fortalecer cadeias produtivas e adotar soluções sustentáveis. O secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, participa do evento e apresentará as iniciativas do estado voltadas à inovação e à transição ecológica.
Aurélio Rocha, presidente do LIDE MS e diretor de Relações Internacionais do Sistema FIEMS, destaca a importância da cooperação internacional. “A troca de experiências com o Chile contribui para identificarmos soluções eficientes para os desafios enfrentados pelas empresas da região”, afirma.
Estão previstas participações de empresários locais como João Paulo Piotto (Amireia Pajoara) e Zanir Furtado (Pantanal), que apresentarão casos de inovação e sustentabilidade aplicados a pequenas e médias empresas.
A delegação chilena será composta pelo ministro da Economia, Fomento e Turismo, Álvaro García Hurtado; pelo governador regional de Tarapacá, José Miguel Carvajal; além de executivos como José Orlandini, vice-presidente do Conselho Empresarial Chile–Brasil da Sofofa, Theo Militão (Arauco) e Iván Berrios (Zofri).
Os representantes chilenos devem reforçar a importância da cooperação bilateral e do papel estratégico das pequenas empresas na construção de economias mais sustentáveis. “Empreendimentos de menor porte são fundamentais por estarem conectados ao território e por sua agilidade na adoção de soluções sustentáveis”, afirma Orlandini.
O encerramento do evento está previsto para as 11h15, com um brunch seguido de rodada de networking entre os participantes, com o objetivo de fomentar novos negócios e estreitar os laços comerciais entre os dois países.
Painel empresarial promovido pelo LIDE MS e Sistema FIEMS reunirá, nesta quarta-feira (3), autoridades brasileiras e chilenas, além de empresários de Mato Grosso do Sul e do Chile, para discutir parcerias em inovação e sustentabilidade
