Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
10 de outubro de 2025 - 18h07
DP-Barros---Parabens-MS
INTEGRAÇÃO REGIONAL

O que une Campo Grande, Iquique e Jujuy na Rota Bioceânica

Municípios firmam laço internacional com foco em cultura, turismo e desenvolvimento regional no Corredor Bioceânico de Capricórnio

10 outubro 2025 - 14h47Iury de Oliveira Pereira
Prefeita Adriane Lopes com representantes de mais de 40 municípios da América do Sul durante encontro da Rota Bioceânica em Jujuy, Argentina.
Prefeita Adriane Lopes com representantes de mais de 40 municípios da América do Sul durante encontro da Rota Bioceânica em Jujuy, Argentina. - (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (10 de outubro), Campo Grande se tornou oficialmente cidade-irmã de Iquique, no Chile, e San Salvador de Jujuy, na Argentina. A prefeita Adriane Lopes assinou o acordo durante cerimônia na cidade argentina. Ela também foi eleita vice-presidente da nova Associação de Municípios do Corredor Bioceânico de Capricórnio, que reúne mais de 40 cidades dos quatro países da rota: Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

Canal WhatsApp

O objetivo da associação é ampliar a cooperação internacional entre os municípios por meio de ações nas áreas de turismo, cultura, esporte e economia. A ideia é criar uma rede de cidades conectadas por parcerias que fortaleçam o desenvolvimento regional.

Adriane Lopes ao lado dos prefeitos Raúl Jorge (Jujuy) e Mauricio Soria (Iquique) após assinatura de acordo de cooperação internacional.Adriane Lopes ao lado dos prefeitos Raúl Jorge (Jujuy) e Mauricio Soria (Iquique) após assinatura de acordo de cooperação internacional.

Segundo Adriane, o acordo representa oportunidades reais para Campo Grande. Ela destacou que a união com as cidades da rota traz ganhos concretos para a capital sul-mato-grossense. A prefeita ressaltou que a assinatura do documento é um passo importante para transformar projetos em resultados.

O prefeito de Jujuy, Raúl Jorge, disse que o grupo pretende coordenar uma agenda comum. O foco é facilitar acordos entre as regiões e fortalecer o turismo, a cultura e o esporte. Já o prefeito de Iquique, Mauricio Soria, lembrou que os acordos de cidade-irmã já existiam, mas agora ganham nova força com a ratificação pelas gestões atuais.

Mauricio Soria, Raúl Jorge e Adriane Lopes selam a parceria entre Iquique, Jujuy e Campo Grande no Corredor Bioceânico.Mauricio Soria, Raúl Jorge e Adriane Lopes selam a parceria entre Iquique, Jujuy e Campo Grande no Corredor Bioceânico.

Campo Grande tem hoje nove cidades-irmãs em três continentes. Na América do Sul estão Iquique, Pedro Juan Caballero no Paraguai e três cidades argentinas: Puerto Tirol, Corrientes e Jujuy. Na Europa, a capital tem acordos com Turim na Itália, Zlín na República Tcheca e Bialystok na Polônia. Na Ásia, a parceira é Lishui, na China.

Essas parcerias não envolvem repasse de recursos. Elas servem para promover o intercâmbio de experiências e cooperação técnica entre as cidades em áreas como educação, turismo e gestão pública. A assinatura do novo acordo reforça o papel de Campo Grande na integração do corredor bioceânico.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop