
A repercussão de uma denúncia feita pelo influenciador Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, sobre exploração e “adultização” de crianças nas redes sociais levou a Câmara dos Deputados a acelerar a discussão de projetos sobre o tema. O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou neste domingo (10) que colocará propostas relacionadas à proteção de menores na pauta desta semana.

O vídeo publicado por Felca na última quarta-feira (6) ultrapassou 24 milhões de visualizações e detalha casos de suposto aliciamento e exposição de crianças em conteúdo digital. Entre eles, está o do paraibano Hytalo Santos, que grava vídeos ao lado de menores e agora é investigado pelo Ministério Público da Paraíba. Segundo o influenciador, algoritmos das plataformas acabam favorecendo a aproximação de abusadores de crianças e adolescentes.
Hugo Motta classificou o conteúdo como um alerta urgente: “O vídeo do Felca sobre a ‘adultização’ das crianças chocou e mobilizou milhões de brasileiros. Esse é um tema urgente, que toca no coração da nossa sociedade. Na Câmara, há uma série de projetos importantes sobre o assunto. Nesta semana, vamos pautar e enfrentar essa discussão.”
A denúncia também gerou manifestações de parlamentares de diferentes espectros políticos. O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) declarou que Felca “mexeu no vespeiro” e desejou força ao influenciador. Já Erika Hilton (PSOL-SP) elogiou a postura do youtuber por considerar sua atuação “ativa e cidadã”.
No caso de Hytalo Santos, a apuração conduzida pelo Ministério Público da Paraíba vai verificar se houve aliciamento de menores. O episódio reacendeu o debate sobre a necessidade de leis mais rigorosas e de mecanismos de fiscalização que responsabilizem não apenas os autores do conteúdo, mas também as plataformas que permitem a sua divulgação.
