3287.59_BANNER TALK AGOSTO [1260x300]
CASO ZAMBELLI

Câmara define diligências no processo de cassação de Carla Zambelli

A deputada, presa em Roma, será ouvida por videoconferência, e outras testemunhas serão convocadas; CCJC dará parecer sobre a perda de mandato

5 agosto 2025 - 21h15Karina Ferreira
Deputada está presa preventivamente em Roma, na Itália, onde aguarda extradição para cumprir pena no Brasil.
Deputada está presa preventivamente em Roma, na Itália, onde aguarda extradição para cumprir pena no Brasil. - (Foto: WILTON JUNIOR)
Terça da Carne

Na tarde desta terça-feira, 5, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, Paulo Azi (União-BA), definiu as etapas do processo de cassação do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP), que se encontra presa em Roma desde o dia 29 de agosto. Entre as diligências previstas, está a oitiva de Zambelli, que será realizada por videoconferência, e de testemunhas convidadas.

Canal WhatsApp

A fase de instrução probatória do processo também incluirá depoimentos do hacker Walter Delgatti Neto, condenado por invadir sistemas da Justiça brasileira com Zambelli, e de outros envolvidos no caso, como o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira e membros da Polícia Federal. No entanto, o pedido de acareação entre Zambelli e Delgatti foi indeferido pelos deputados, por não ser previsto no regimento.

Zambelli foi condenada a dez anos de prisão pela invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além de ter perdido o cargo na Câmara dos Deputados. Após a sentença, a deputada fugiu para os Estados Unidos e, em seguida, se dirigiu à Itália, onde tem dupla cidadania e acredita que poderia evitar a pena.

A CCJC, responsável por emitir um parecer sobre a cassação, também convocou o assistente técnico da defesa de Zambelli, Michel Spiero, que atuou no processo do Supremo Tribunal Federal (STF) que resultou na condenação da deputada.

Se o parecer da comissão for favorável à cassação, o processo será encaminhado ao plenário da Câmara, onde 257 votos são necessários para efetivar a perda do mandato.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas