
O calendário oficial de Sidrolândia pode ganhar um novo feriado. A Câmara Municipal analisa um projeto de lei que propõe transformar o dia 19 de abril, data em que se comemora o Dia dos Povos Indígenas, em feriado municipal.
O projeto foi encaminhado pelo prefeito Rodrigo Basso ao Legislativo após sugestão do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados de Sidrolândia, o SINDAVES. A proposta surgiu a partir de reuniões com lideranças indígenas da região e de municípios vizinhos.
Segundo o presidente do sindicato, Joel Santos da Cruz, a ideia foi construída de forma coletiva, ouvindo diferentes representantes indígenas.
“Este projeto nasceu de várias mãos. Fizemos várias reuniões com caciques de Sidrolândia e também do município de Dois Irmãos do Buriti, onde o dia 19 de abril já é feriado municipal, para entender a importância desta data que tem uma significação étnica, histórica, cultural e social muito relevante”, afirma.
Sidrolândia possui uma população indígena significativa. Dados do IBGE indicam que o município tem 3.309 indígenas, o equivalente a cerca de 7% da população local. Parte dessa população atua em empresas do setor frigorífico, área representada pelo sindicato.
De acordo com Joel, algumas empresas já reconhecem a data.
“Muitos indígenas trabalham nas empresas do setor que representamos. Na JBS, por exemplo, já consta no Acordo Coletivo que os funcionários têm folga no dia 19 de abril. Porém, esta folga é trocada por um outro dia”, diz.
Com o envio do projeto à Câmara, o tema passa agora ao debate entre os vereadores. A expectativa do sindicato é de que a matéria seja votada em breve.
“Temos certeza que os vereadores serão sensíveis a esta causa. O próprio presidente da Câmara Municipal, vereador Otacir Pereira Figueiredo, conhecido como Gringo, já se mostrou favorável”, afirma o presidente do SINDAVES.
A proposta também é acompanhada pela Federação das Indústrias de Alimentação de Mato Grosso do Sul. Para o presidente da entidade, Vilson Gregório, a experiência de outros municípios do Estado reforça a discussão.
“Temos três cidades do nosso estado em que 19 de abril já é feriado porque estes municípios concentram também uma grande população indígena, por isso confiamos na sensibilidade da Câmara Municipal de Sidrolândia”, afirma.
Atualmente, o dia 19 de abril é feriado municipal em Miranda, desde 2008, em Nioaque, desde 2017, e em Dois Irmãos do Buriti.
Para os defensores da proposta, a criação do feriado municipal pode ampliar o debate sobre a presença indígena no município.
“Existe um grande respeito em Sidrolândia com os povos indígenas. Um feriado municipal em 19 de abril vai reforçar essa integração entre todos os moradores da cidade. Todos vão poder no Dia dos Povos Indígenas ter mais tempo livre para refletir e comemorar a data”, finaliza Joel.
O projeto segue em tramitação na Câmara Municipal de Sidrolândia e depende de votação dos vereadores para ser aprovado ou rejeitado.

