bonito
ELEIÇÕES

Maioria da bancada federal de MS reforça voto a favor da reforma eleitoral

A PEC foi aprovada em segundo turno por 347 votos contra 135

18 agosto 2021 - 06h30
Os deputados: Vander Loubet, Beto Pereira, Bia Cavassa e Rose Modesto votaram desde a primeira sessão a favor
Os deputados: Vander Loubet, Beto Pereira, Bia Cavassa e Rose Modesto votaram desde a primeira sessão a favor - (Foto: Reprodução)

A Câmara dos Deputados concluiu no final da noite desta terça-feira (17) a votação da reforma eleitoral, e agora, a proposta de emenda à Constituição segue ao Senado. O texto traz de volta as coligações entre partidos nas disputas proporcionais e restringe o alcance de decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre as eleições. A PEC foi aprovada em segundo turno por 347 votos contra 135. Foram três abstenções.

Canal WhatsApp

Os deputados federais de Mato Grosso do Sul Beto Pereira (PSDB), Bia Cavassa (PSDB), Rose Modesto (PSDB), Vander Loubet (PT) e Loester Trutis (PSL). Os deputados Dagoberto e Fábio Trad continuaram votando contra. E Ovando não participou dessa votação.

Deputados aprovaram alterações no segundo turno das eleições. Eles barraram dar mais uma chance para partidos vencerem a cláusula de barreira no texto da reforma eleitoral. Um destaque do Republicanos foi aprovado por 400 votos favoráveis à mudança contra 46. O requerimento retirou da proposta um dispositivo que livrava da cláusula partidos que elegeram ao menos cinco senadores. A mesma regra valeria se na data da eleição o partido tivesse uma bancada de cinco senadores.

O texto aprovado é o substitutivo da relatora, deputada Renata Abreu (Pode-SP). Entre outras medidas, o texto prevê a contagem em dobro dos votos dados a candidatas e a negros para a Câmara dos Deputados, nas eleições de 2022 a 2030, para fins de distribuição entre os partidos políticos dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanhas (Fundo Eleitoral).

Entretanto, essa contagem em dobro será aplicada apenas uma vez, ou seja, os votos para uma candidata negra, por exemplo, não poderão ser contados em dobro duas vezes.

Um dos critérios para a distribuição dos recursos desses fundos é exatamente o número de votos obtidos, assim a ideia é estimular candidaturas desses grupos.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas