
Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (10) o Projeto de Lei 6133/25, que cria a Universidade Federal do Esporte (UFEsporte), com sede em Brasília. A proposta, de iniciativa do governo federal, agora será analisada pelo Senado.
O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), que retirou do projeto expressões como misoginia, racismo e gênero no trecho que tratava das finalidades da instituição no enfrentamento dessas questões no esporte.
A nova universidade será voltada à formação e à pesquisa em ciência do esporte e poderá abrir campi em outros estados. O estatuto definirá a estrutura e o funcionamento, respeitando a integração entre ensino, pesquisa e extensão. O governo federal nomeará reitor e vice-reitor temporários até a organização definitiva da instituição.
“A criação da UFEsporte se justifica pelo fato de o Brasil carecer de profissionais qualificados nas áreas de gestão, ciência do esporte e políticas públicas”, afirmou o relator.
A universidade poderá receber bens da União, firmar convênios e contar com parte da receita das apostas esportivas, conforme destinação do Ministério do Esporte. Após previsão orçamentária, também poderá realizar concurso público para professores e técnicos.
O líder do governo, José Guimarães (PT-CE), afirmou que a proposta atende a uma demanda antiga do setor esportivo. Já o deputado Alberto Fraga (PL-DF) classificou o projeto como “eleitoreiro e populista”.
