
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, publicou nesta terça-feira (27) uma carta aberta endereçada ao presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, um dia após oficializar sua saída da sigla e filiação ao PSD. No texto, divulgado nas redes sociais, Caiado pede apoio ao que definiu como uma “nova caminhada para endireitar nosso país”.
Na mensagem, o governador explica que a decisão de deixar o União Brasil está relacionada à avaliação de que não teria respaldo político dentro da federação formada pelo partido com o PP para disputar a Presidência da República. Segundo ele, a mudança de legenda representa a possibilidade de seguir com um projeto nacional próprio.
Ao se dirigir a Rueda, Caiado relembra sua trajetória política no antigo PFL e no Democratas, legendas que antecederam a criação do União Brasil. No texto, o governador afirma ter pautado sua atuação pelo respeito ao dinheiro público e pelo apoio aos trabalhadores ao longo de sua carreira política.
Caiado sustenta que sua saída do partido não rompe com os princípios que defendeu ao longo dos anos, mas reflete uma decisão estratégica diante do atual cenário político. Segundo ele, a mudança é motivada pela “determinação de devolver o Brasil aos brasileiros”, expressão usada na carta para justificar o novo momento de sua trajetória.
A filiação ao PSD ocorre em meio às movimentações prévias para as eleições presidenciais e reforça a intenção de Caiado de se colocar como pré-candidato ao Palácio do Planalto, após avaliar limitações internas no antigo partido.
