Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
14 de dezembro de 2025 - 19h53
sesi
PROTESTOS NACIONAIS

Artistas como Caetano e Gil protestam contra anistia na orla de Copacabana

Ato com presença de grandes nomes da MPB reúne multidão no Rio e reforça mobilização nacional contra projeto de lei da dosimetria

14 dezembro 2025 - 17h50Redação O Estado de S. Paulo
Artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque e Paulinho da Viola participaram, neste domingo (14), de um grande ato musical na Praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro.
Artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque e Paulinho da Viola participaram, neste domingo (14), de um grande ato musical na Praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. - (Foto: Reprodução/@gilbertogil)

Artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque e Paulinho da Viola participaram, neste domingo (14), de um grande ato musical na Praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, contra a proposta de anistia e a redução de penas para os condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Canal WhatsApp

O evento foi uma reedição da mobilização realizada em setembro e levou milhares de pessoas ao posto 5, reforçando a rejeição também à chamada PEC da Blindagem, que perdeu força após repercussões negativas.

Ao som de sucessos da música popular brasileira, o protesto reuniu não apenas artistas consagrados, mas também nomes como Xamã e Duda Beat, que se juntaram ao coro contra a impunidade. A manifestação foi articulada por coletivos ligados à esquerda, como o portal Mídia Ninja e o grupo 342 Artes, da produtora Paula Lavigne.

Faixas, cartazes e discursos emocionados marcaram o clima da tarde, que teve início às 14h. No palco, os artistas revezavam apresentações musicais com falas de denúncia sobre a proposta aprovada pela Câmara dos Deputados, que ainda será analisada pelo Senado Federal.

Entre os presentes, o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) — suspenso por seis meses após episódio envolvendo um ex-integrante do MBL — esteve no palco e defendeu a importância da resistência popular diante do avanço de projetos que tentam “blindar” políticos e suavizar penas para golpistas.

A mobilização aconteceu quatro dias depois de a Câmara aprovar o projeto de lei da dosimetria, que reduz penas para condenados por crimes contra o Estado Democrático de Direito. A proposta é vista como tentativa de favorecer figuras ligadas aos atos antidemocráticos de 2023.

Protestos em outras capitais

Além do Rio, atos simultâneos foram realizados em várias capitais, como:

  • São Paulo (SP) – concentração em frente ao Masp, na Avenida Paulista

  • Brasília (DF)

  • Belo Horizonte (MG)

  • Curitiba (PR)

  • Belém (PA)

  • Recife (PE)

  • Porto Velho (RO)

  • Rio Branco (AC)

  • Goiânia (GO)

As manifestações seguiram o mesmo tom: repúdio à anistia, defesa da democracia e exigência de responsabilização pelos atos golpistas.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop