Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
25 de novembro de 2025 - 14h45
comper black
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Assembleia aprova três projetos e destaca debate sobre feminicídio em MS

Plenário validou propostas sobre calendário oficial e carreira socioeducativa; coletivos de mulheres cobraram ações contra a violência

25 novembro 2025 - 11h50Christiane Mesquita
Mesa Diretora da ALEMS conduzindo as votações durante a Ordem do Dia
Mesa Diretora da ALEMS conduzindo as votações durante a Ordem do Dia - (Foto: Luciana Nassar)
Terça da Carne

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) aprovou, na sessão plenária desta terça-feira (25), três projetos durante a Ordem do Dia. A proposta da deputada Mara Caseiro (PSDB), o Projeto de Lei 161/2025, entrou em redação final e segue para sanção. O texto inclui no calendário oficial do Estado a Festa de Santo Antônio de Pádua, padroeiro de Batayporã.

Canal WhatsApp

Outras duas proposições foram aprovadas em primeira discussão. O Projeto de Lei 213/2025, de autoria do deputado Antonio Vaz (Republicanos), institui o Dia do Antigomobilista no calendário estadual e ainda passará por nova votação. Já o Projeto de Lei 255/2025, enviado pelo Poder Executivo, promove ajustes na Lei 4.894/2016 para regularizar situações da Carreira Gestão de Medidas Socioeducativas. A proposta segue para segunda votação.

Em nome da Casa, será enviada uma Moção de Pesar aos familiares e amigos do artista plástico Pedro Guilherme Garcia Gois, natural de Coxim, que faleceu na semana passada. O deputado Pedro Kemp (PT) assina a homenagem. Gois ficou conhecido por transformar o peixe no símbolo central de sua obra estética.

A sessão também foi marcada pela presença de coletivos de mulheres, que utilizaram o espaço para manifestações sobre o alto índice de feminicídios em Mato Grosso do Sul. O tema já havia sido tratado em projeto apresentado pelo deputado Pedro Kemp mais cedo, reforçando a necessidade de reflexão sobre a violência de gênero.

A deputada Mara Caseiro destacou a importância da mobilização: “Agradeço aos movimentos sociais que estão aqui num grito de combate à violência e ao feminicídio. O barulho que elas fazem é um pedido de socorro. Ontem, o Governo apresentou medidas para fortalecer a rede de proteção às mulheres em nosso Estado”, afirmou.

As sessões plenárias podem ser acompanhadas presencialmente ou pelos canais oficiais:

  • TV ALEMS – canal 7.2 (sinal aberto) e canal 9 (Claro NET)
  • Rádio ALEMS FM 105.5
  • Transmissões no Facebook, YouTube e site oficial da Casa
Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop