Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
23 de outubro de 2025 - 16h21
TJMS
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Assembleia aprova reconhecimento de línguas indígenas como patrimônio cultural de Mato Grosso do Sul

Projeto da deputada Gleice Jane foi votado em discussão única e contempla sete idiomas tradicionais falados no estado

23 outubro 2025 - 11h20Fernanda Kintschner
ALEMS aprova projeto que reconhece línguas indígenas como patrimônio cultural imaterial de Mato Grosso do Sul.
ALEMS aprova projeto que reconhece línguas indígenas como patrimônio cultural imaterial de Mato Grosso do Sul. - (Foto: Luciana Nassar)

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) aprovou, na manhã desta quinta-feira (23), a proposta que dá início ao processo de registro das línguas indígenas faladas no estado como patrimônio cultural imaterial. O Projeto de Decreto Legislativo 05/2025, de autoria da deputada estadual Gleice Jane (PT), foi aprovado em discussão única e agora segue para promulgação.

Canal WhatsApp

A medida contempla sete línguas faladas por povos originários que vivem em Mato Grosso do Sul: Guarani, Kaiowá, Terena, Kinikinau, Kadiwéu, Guató e Ofayé. Todas são associadas a etnias reconhecidas no estado.

Durante a sessão, Gleice Jane agradeceu o apoio dos parlamentares e reforçou a importância da preservação da diversidade cultural. “É uma forma de valorizar o legado dos povos indígenas que compõem a identidade de nosso estado”, declarou a deputada.

O deputado Pedro Kemp (PT) também ressaltou a urgência do reconhecimento, lembrando que recentemente faleceu a última pessoa que falava fluentemente a língua Guató.

Outros projetos aprovados na sessão - Além do reconhecimento das línguas indígenas, a sessão ordinária da ALEMS aprovou outras quatro matérias, incluindo projetos em redação final e em primeira discussão:

Redação final - Foi aprovado o Projeto de Lei Complementar 03/2025, do Poder Executivo, que altera a Lei Complementar 114/2005. A proposta amplia as possibilidades de lotação para Delegados de Polícia de Classe Especial, com foco nas demandas do serviço público. O texto segue agora para sanção do governador.

Primeira discussão - Em primeira discussão, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei Complementar 18/2024, de autoria do deputado Pedrossian Neto (PSD). A proposta obriga empresas beneficiadas por incentivos fiscais a destinarem parte do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) a fundos de apoio à criança, ao adolescente e ao idoso. O projeto será analisado pelas comissões de mérito.

Outro projeto aprovado em primeira discussão foi o PL 261/2025, do Poder Executivo, que propõe condições especiais para pagamento de créditos tributários relacionados ao ICMS, no âmbito do Refis. A proposta oferece descontos em juros e multas e também segue para análise nas comissões.

Participação cidadã - As sessões da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul ocorrem às terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 9h. A população pode acompanhar presencialmente ou por transmissão ao vivo pelos canais oficiais da ALEMS:

  • TV ALEMS: canal 7.2 (sinal aberto) e canal 9 (Claro NET TV)
  • Rádio ALEMS FM: 105.5 MHz
  • Redes sociais: Facebook e YouTube
Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas