Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
29 de dezembro de 2025 - 19h17
senai
SAÚDE

Bolsonaro deve passar o Réveillon internado e previsão de alta é para 1º de janeiro

Ex-presidente segue em observação no DF Star após procedimento para controlar crises de soluço

29 dezembro 2025 - 17h25Pepita Ortega e Gabriel Hirabahasi
Bolsonaro permanece internado no Hospital DF Star para observação médica após procedimentos realizados nos últimos dias.
Bolsonaro permanece internado no Hospital DF Star para observação médica após procedimentos realizados nos últimos dias. - (Foto: Imagem ilustrativa/A Crítica)

O ex-presidente Jair Bolsonaro deve passar a virada do ano internado no Hospital DF Star, em Brasília, onde permanece em acompanhamento médico após cirurgias e procedimentos realizados nos últimos dias. A previsão da equipe médica é de que a alta hospitalar ocorra apenas no dia 1º de janeiro de 2026, caso não haja novas intercorrências.

Canal WhatsApp

Bolsonaro passou por um procedimento no nervo frênico na tarde desta segunda-feira (29), com o objetivo de amenizar as crises persistentes de soluço. Após o tratamento, os médicos responsáveis pelo acompanhamento do ex-presidente concederam entrevista coletiva para atualizar o estado de saúde.

“A gente está trabalhando com a hipótese de que, se não houver novas intercorrências, ele fique até quinta-feira”, afirmou o médico Cláudio Birolini, integrante da equipe que acompanha Bolsonaro.

Segundo os médicos, o procedimento realizado foi considerado tranquilo e o quadro clínico do ex-presidente apresenta evolução satisfatória. A intervenção durou cerca de uma hora, mas Bolsonaro permaneceu sob observação por mais tempo no pós-operatório devido a uma crise hipertensiva, já controlada.

De acordo com a equipe médica, o estado de saúde de Bolsonaro é estável, e ele permanecerá em observação nas próximas 24 a 48 horas para avaliação do comportamento das crises de soluço. Caso haja melhora significativa, os médicos irão discutir a necessidade — ou não — de novos procedimentos.

Ainda conforme a equipe, Bolsonaro deve ser submetido a uma nova endoscopia entre esta terça-feira (30) e quarta-feira (31). Durante a madrugada, o ex-presidente também refez um exame de polissonografia, utilizado para avaliar distúrbios do sono.

O resultado apontou um quadro de apneia grave do sono, com cerca de 50 episódios de interrupção da respiração por hora, incluindo padrão obstrutivo. Em razão disso, Bolsonaro deverá permanecer internado nos próximos dias dormindo com um equipamento do tipo CPAP, utilizado para auxiliar a respiração durante o sono.

A equipe médica segue monitorando o quadro clínico do ex-presidente e reforça que a permanência no hospital tem caráter preventivo, visando garantir uma recuperação segura antes da liberação definitiva.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop