
Na noite deste último sábado (3), o ex-presidente Jair Bolsonaro publicou em suas redes sociais uma imagem que chamou atenção até dos seguidores mais fiéis: uma foto da barriga aberta durante a última cirurgia abdominal. A imagem foi registrada durante o procedimento realizado no dia 13 de abril deste ano.

Internado no Hospital DF Star, em Brasília, desde o dia anterior à cirurgia, Bolsonaro passou por uma laparotomia exploradora – um procedimento de emergência que teve como objetivo desobstruir o intestino e reconstruir parte da parede abdominal. A operação durou 12 horas. Esta foi a sétima cirurgia ligada diretamente à facada que Bolsonaro sofreu durante a campanha presidencial de 2018, em Juiz de Fora (MG). Desde então, ele já passou por dez cirurgias, sendo sete relacionadas à lesão abdominal causada pelo ataque.
No histórico recente, em julho de 2021, Bolsonaro precisou ser internado devido a um quadro de suboclusão intestinal, que se caracteriza por uma obstrução parcial do intestino. Na época, relatou que sentia dores e apresentava episódios de soluço persistente.
A divulgação da foto, mesmo que chocante para alguns, parece seguir a estratégia do ex-presidente de compartilhar momentos delicados de saúde como forma de manter sua imagem de resistência e superação. O gesto também reacende a lembrança do atentado que marcou sua trajetória política.
