
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta terça-feira (2) que está acompanhando o julgamento na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que avalia a ação penal sobre a trama golpista que ocorreu em janeiro de 2023.

Em prisão domiciliar, Bolsonaro está em sua residência, em Brasília, onde é acompanhado pelos filhos Carlos Bolsonaro (vereador pelo PL do Rio) e Jair Renan (vereador em Balneário Camboriú (SC)).
O ex-presidente apareceu em frente à sua casa no fim da manhã, enquanto o procurador-geral da República, Paulo Gonet, já estava finalizando sua acusação na primeira sessão do julgamento.
"Estou acompanhando", disse Bolsonaro ao Estadão, recusando-se a fazer outros comentários.
Defesa de Bolsonaro no julgamento
Na chegada ao Supremo Tribunal Federal nesta manhã, o advogado Celso Vilardi, um dos responsáveis pela defesa de Bolsonaro, declarou que o ex-presidente não compareceria à sessão. Segundo Vilardi, Bolsonaro demonstrou interesse em estar presente, mas questões de saúde impediram a sua ida ao STF.
Medidas de segurança em torno da residência
A casa de Bolsonaro, localizada em um condomínio de Brasília, permaneceu com pouca movimentação durante a manhã de hoje, o primeiro dia do julgamento. Desde o último dia 30, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, a Polícia Penal do Distrito Federal tem vigiado a área externa da residência.
A medida, recomendada pela Polícia Federal, inclui a revisão de todos os carros que saírem do local.
