Feira de Vinhos COMPER Itanhanga
LEI

Planos de saúde estão impedidos de limitar tratamento às pessoas com autismo

A lei é de autoria do deputado estadual pelo PDF Lucas de Lima e passa a vigorar a partir desta segunda

25 abril 2022 - 10h25Gabriela Rufino
Deputado Lucas de Lima autor da lei
Deputado Lucas de Lima autor da lei - (Foto: ALEMS)

De autoria do deputado Lucas de Lima (PDT) foi publicada nesta segunda-feira (25) a Lei 5.863, que dispõe sobre a vedação da limitação de consultas e sessões de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicoterapia no tratamento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Canal WhatsApp

A partir de hoje os planos de saúde que operam em Mato Grosso do Sul ficam impedidos de limitar a quantidade de procedimentos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiência física, intelectual, mental, auditiva, visual e altas habilidades ou superdotação. A indicação feita pelo médico responsável pelo tratamento do paciente será então o parâmetro a ser seguido, com a justificação da necessidade de consultas ou sessões para o tratamento adequado.

Considerando-se abusivas as limitações aos procedimentos, sob pena de colocar em risco o desenvolvimento intelectual ou cognitivo do paciente, o deputado falou. “Essa proposta é importantíssima e visa proibir que os planos de saúde limitem as consultas e terapias e tratamentos. As principais justificativas para barrarem alguns procedimentos pelas operadoras são por exclusão contratual, e isso significa prática abusiva, se esses tratamentos são prescritos pelos profissionais de saúde”.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop