Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
12 de novembro de 2025 - 11h09
Fiems 46 Anos
AGORA É LEI

MS cria o Dia Estadual de Luta pelos Direitos dos Trabalhadores Domésticos

Nova data, celebrada em 1º de junho, integra calendário oficial e reforça importância da categoria

12 novembro 2025 - 09h10Redação
Produtos de limpeza tiveram variação
Produtos de limpeza tiveram variação - (Foto: pvproductions/Freepik)

A partir desta quarta-feira (12), o estado de MatoGrossodoSul passa a reconhecer oficialmente o “Dia Estadual de Luta pelos Direitos de Empregadas e Empregados Domésticos”, celebrado anualmente em 1º de junho.

Canal WhatsApp

A nova legislação visa destacar a necessidade de formalização e valorização dos profissionais domésticos, um segmento histórico marcado pela informalidade e pela vulnerabilidade.

A lei da deputada Gleice Jane estabelece que, além de incluir a data no calendário oficial, sejam promovidas campanhas de conscientização, debates públicos, seminários e rodas de conversa envolvendo sindicatos, organizações da sociedade civil e os próprios trabalhadores. A iniciativa foi apresentada como forma de reforçar o reconhecimento das atribuições desses profissionais e de assegurar direitos trabalhistas básicos que muitas vezes não são respeitados.

A deputada Gleice Jane falou sobre a situação do ensino público em DouradosA lei da deputada Gleice Jane estabelece que, além de incluir a data no calendário oficial, sejam promovidas campanhas de conscientização, debates públicos, seminários e rodas de conversa envolvendo sindicatos, organizações da sociedade civil e os próprios trabalhadores

Para os idealizadores da proposta, o marco simbólico ganha significado prático na medida em que busca apoiar a dignidade no trabalho doméstico, abrangendo empregadas e empregados como babás, jardineiros, motoristas e seguranças residenciais. Segundo dados federais, no Brasil existiam cerca de 6,08 milhões de trabalhadores domésticos em dezembro de 2023, muitos dos quais atuavam sem carteira assinada ou asseguração plena de direitos trabalhistas.

A nova legislação representa uma aposta local em ampliar a visibilidade e a formalização de vínculos de trabalho doméstico no estado, criando uma ferramenta anual de mobilização social e de política pública voltada à categoria.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop