Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
11 de outubro de 2025 - 03h57
DP-Barros---Parabens-MS
POLÍTICA

Barroso apoia indicação de mulher para sua vaga no STF

Ministro aposentado vê com "gosto" maior presença feminina na Corte e ressalta competência de magistradas

10 outubro 2025 - 21h30Bruna Rocha
Barroso poderia ficar no STF até 2033, mas antecipou aposentadoria após deixar presidência do tribunal.
Barroso poderia ficar no STF até 2033, mas antecipou aposentadoria após deixar presidência do tribunal. - (Foto: Gustavo Moreno/STF)

Após anunciar sua aposentadoria antecipada do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (9), o ministro Luís Roberto Barroso afirmou que vê com “gosto” a possibilidade de uma mulher assumir sua vaga na Corte.

Canal WhatsApp

A decisão é de responsabilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e, segundo o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, deve ocorrer após a viagem de Lula a Roma, para o Fórum Mundial da Alimentação 2025.

Barroso reafirmou seu apoio à maior presença feminina no Judiciário:

"Filosoficamente, sou defensor de mais mulheres nos tribunais superiores como regra geral. No Conselho Nacional de Justiça, implementei com empenho a resolução de paridade de gênero nos tribunais de segundo grau", afirmou.

O ministro destacou que vê com simpatia a escolha recair sobre uma mulher, mas ressaltou que isso não exclui candidatos homens com mérito legítimo. Segundo ele, há muitas magistradas competentes para assumir a função, alinhando-se às demandas de entidades do Judiciário que defendem a redução da desigualdade de gênero na Corte.

Barroso também revelou que não comunicou pessoalmente sua aposentadoria a Lula. Aos 67 anos, ele ainda poderia permanecer no cargo até os 75, idade máxima para ministros do STF. Ele passou a presidência da Corte para o ministro Edson Fachin no final de setembro.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop