
Saiba Mais
Um levantamento da Futura Inteligência, divulgado nesta terça-feira (16), aponta que a avaliação negativa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu em setembro. A parcela da população que considera a gestão "ruim" ou "péssima" passou de 45,9% em agosto para 47,9%, crescimento fora da margem de erro da pesquisa.

A avaliação positiva do governo, classificada como "bom" ou "ótimo", atinge 31,9%, enquanto 18,4% a consideram regular. Outros 1,9% não souberam ou não responderam. Desde junho, quando estava em 20,4%, a avaliação positiva apresenta tendência de alta, embora este resultado difira de levantamentos de outros institutos como Quaest, Datafolha, MDA e Atlas, que indicam redução da reprovação ao governo.
No recorte pessoal sobre o presidente, 48,5% dos entrevistados têm visão negativa, 33,2% positiva e 16,9% regular. Já na aprovação da forma de governar, 52,8% desaprovam a atuação de Lula, enquanto 42,4% aprovam; 4,8% não opinaram.
Percepção sobre Congresso e STF
O levantamento também avaliou o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF). O Legislativo é considerado "ruim" ou "péssimo" por 46,4%, enquanto 29,7% o veem como regular e 18,6% como bom ou ótimo. Outros 5,1% não opinaram.
Quanto ao STF, 44,4% avaliam a atuação como ruim ou péssima, 30,6% como boa ou ótima — em alta desde junho — e 20% como regular. Todas as variações ocorreram dentro da margem de erro.
Segundo o diretor técnico e fundador da Futura Inteligência, José Luiz Soares Orrico, todas as três instituições — Presidência, Congresso e STF — seguem com índices negativos expressivos. "As variações refletem principalmente eleitores que migraram da avaliação regular para ótimo ou bom. Ainda assim, os índices negativos se mantêm elevados e constantes nos últimos meses, dentro da margem de erro", afirmou.
A pesquisa foi realizada por entrevistas telefônicas assistidas por computador com 2.000 eleitores brasileiros com 16 anos ou mais, entre 9 e 15 de setembro de 2025. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95%.
