
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, comentou sobre a ausência dos Estados Unidos na próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP30), que ocorrerá em Belém (PA) entre 10 e 21 de novembro. Ela minimizou a situação, destacando que, ao longo das três décadas de conferências sobre o clima, os EUA estiveram presentes, mas nem sempre contribuíram de forma construtiva.

"Os Estados Unidos participaram, mas muitas vezes para prejudicar o processo. Mesmo sem eles, muitos avanços foram feitos", disse Marina Silva, ressaltando que o país é um dos maiores emissores de gases de efeito estufa.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também comentou o tema e revelou ter enviado uma carta ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convidando-o a participar do evento. "Convidei Trump para a COP30, pois ela será uma conferência crucial, focada na verdade sobre a crise climática", afirmou Lula.
Estima-se que a COP30 atrairá mais de 40 mil visitantes, com 7 mil deles sendo membros da chamada "família COP", formada por representantes da ONU e delegações internacionais. Até agora, 198 países confirmaram presença na conferência, mostrando a relevância global do evento para discutir soluções para a crise ambiental.
