
Campo Grande entra na rota de mobilizações marcadas em todo o país contra o projeto de anistia a envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Um protesto está programado para este domingo (14), a partir das 8h, no cruzamento da avenida Afonso Pena com a rua 14 de Julho, tradicional ponto de manifestações na capital sulmatogrossense.
A ação integra uma série de protestos agendados em pelo menos 49 cidades brasileiras, organizados por partidos, movimentos sociais e coletivos culturais como resposta à aprovação do PL da Dosimetria na Câmara dos Deputados. A proposta, aprovada na madrugada de quartafeira (10), prevê a redução das penas de condenados por envolvimento nos ataques aos prédios dos Três Poderes, em Brasília.
O projeto de lei segue agora para análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e tem como relator o senador Esperidião Amin (PPSC), que já se manifestou favoravelmente à proposta.
Em Campo Grande, os organizadores convocam a população a comparecer ao ato no início da manhã. Nas redes sociais, circulam convocações com palavras de ordem como “Sem anistia para golpistas” e “Respeitem o Brasil”. A mobilização não está restrita à capital de Mato Grosso do Sul.
Entre outras capitais com atos confirmados estão São Paulo, com concentração na avenida Paulista em frente ao MASP; Salvador, no Cristo da Barra às 9h; e Brasília, com saída às 10h do SESI Lab em marcha até o Congresso Nacional.
No Rio de Janeiro, o protesto contra a anistia terá apresentação musical no Posto 5, em Copacabana, com artistas convidados pelo coletivo 342Artes. A iniciativa é inspirada em outras manifestações como a realizada em setembro, em retaliação à proposta conhecida como “PEC da Blindagem”.
Confira alguns dos locais com atos programados para este domingo:
CentroOeste
- Brasília (DF) — SESI Lab, com marcha até o Congresso, às 10h
- Campo Grande (MS) — av. Afonso Pena com rua 14 de Julho, às 8h
- Cuiabá (MT) — praça Ulysses Guimarães, às 8h
Sudeste
- São Paulo (SP) — avenida Paulista, em frente ao MASP, às 14h
- Rio de Janeiro (RJ) — posto 5, Copacabana, às 14h
- Belo Horizonte (MG) — praça Raul Soares, às 9h
Sul
- Curitiba (PR) — Boca Maldita, às 14h
- Porto Alegre (RS) — Arcos da Redenção, às 14h
Nordeste
- Salvador (BA) — Cristo da Barra, às 9h
- Recife (PE) — rua da Aurora, às 14h
Norte
- Manaus (AM) — avenida Getúlio Vargas, às 9h
- Belém (PA) — escadinha das Docas, às 9h
Organizadores alertam que os horários e locais podem sofrer alterações e recomendam que interessados confirmem nas redes sociais dos grupos convocantes antes de ir ao ato.

