Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
19 de fevereiro de 2026 - 08h35
segov
CASA DE LEIS

Assembleia vota cadastro estadual de condenados por violência doméstica em MS

Projeto prevê criação de banco de dados com informações sobre condenados; sessão começa às 9h e é aberta ao público

19 fevereiro 2026 - 07h10Da Redação
Sessão ordinária da ALEMS coloca em votação projeto que cria cadastro estadual de condenados por violência doméstica em MS.
Sessão ordinária da ALEMS coloca em votação projeto que cria cadastro estadual de condenados por violência doméstica em MS. - Foto: Alems

Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) vota nesta quinta-feira (19) a redação final do Projeto de Lei 83/2024, de autoria do deputado estadual Pedro Pedrossian Neto (PSD), que institui o Cadastro Estadual de Condenados por crimes praticados no contexto da violência doméstica. A proposta está na ordem do dia da sessão ordinária, que começa às 9h e é aberta à participação da sociedade.

Canal WhatsApp

Se aprovado, o projeto cria um banco de dados estadual com informações sobre pessoas condenadas por violência doméstica. Segundo o deputado, a medida busca ampliar o acesso a dados e contribuir para a conscientização da população sobre a dimensão do problema no Estado.

“Para que a gente tenha ideia dos números que estamos vendo em Mato Grosso do Sul sobre violência doméstica, apenas ano passado tivemos aqui na capital a expedição de 5 mil medidas protetivas, 60 boletins de ocorrência por dia. Na última década, foram 200 mil boletins, num Estado que tem 1,5 milhão de mulheres, quase 15% foram vítimas e tiveram coragem de denunciar, mas devem existir muito mais mulheres vítimas de violência. Todas as mulheres têm direito de saber com quem elas estão relacionando, é sobre isso que estamos falando”, afirmou Pedrossian Neto.

Dados apresentados pelo parlamentar indicam a dimensão do cenário em Mato Grosso do Sul. Somente no ano passado, em Campo Grande, foram expedidas 5 mil medidas protetivas. Ainda segundo o deputado, a capital registra, em média, 60 boletins de ocorrência por dia relacionados à violência doméstica. Na última década, o total chegou a 200 mil registros em todo o Estado, que tem cerca de 1,5 milhão de mulheres.

Como acompanhar a sessão - As sessões plenárias da ALEMS são abertas ao público e podem ser acompanhadas presencialmente na sede do Legislativo estadual, em Campo Grande. Também há transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Casa de Leis.

A população pode assistir pela TV ALEMS, no canal 7.2 em sinal aberto e no canal 9 da Claro NET TV, além do link disponível no site oficial. A Rádio ALEMS FM 105.5 também transmite a sessão em sinal aberto.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop