
Entre os dias 1º e 7 de outubro de 2025, uma pesquisa feita pelo Instituto Ranking Brasil Inteligência, encomendada pela Rede Top FM, entrevistou 3 mil pessoas em 30 municípios de Mato Grosso do Sul — urbanos e rurais. O resultado mostrou que a Assembleia Legislativa do Estado conta agora com 75% de aprovação popular (ante 74% em setembro), e 18% de desaprovação.

No levantamento, o presidente da Casa, deputado estadual Gerson Claro (PP), se destacou como o parlamentar com melhor avaliação espontânea, com 13,2% das menções — seguido por outro candidato com 10,6%. Sobre o trabalho dos deputados estaduais no conjunto, 43% o consideram “bom ou ótimo”, 22% “regular”, e 15% “ruim ou péssimo”.

Gerson avaliou o resultado como confirmação de que a Assembleia, sob sua direção, está no caminho certo. Ele lembrou que sua gestão tem investido em transparência, modernização, valorização dos servidores e proximidade com a população. A revisão do plano de cargos e salários e a construção de novo refeitório foram citadas entre as ações.
Ele também destacou que a polarização política não tem interferido no compromisso institucional do parlamento: “Assumimos papel de protagonismo para garantir equilíbrio entre os Poderes.” Nos bastidores, seu nome já aparece como possível candidato ao Senado nas próximas eleições, afirma ele.
A pesquisa foi registada legalmente e obedeceu padrão técnico: margem de erro de 1,8 ponto percentual e nível de confiança de 95%.
