
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) instituiu oficialmente a comenda do Mérito Legislativo das Nações Amigas do Estado. A criação da honraria foi publicada nesta quarta-feira (1º) no Diário Oficial do Parlamento, por meio da Resolução 35/2025, de autoria do deputado Roberto Hashioka (União).

A comenda será concedida a pessoas naturais ou residentes em Mato Grosso do Sul que se destacarem por serviços relevantes à comunidade e ao meio sociocultural. As indicações serão feitas por associações e entidades representativas das Nações Amigas, que poderão sugerir até três nomes cada.
Fazem parte das Nações Amigas sete comunidades tradicionais no estado: japonesa, libanesa, portuguesa, boliviana, paraguaia, italiana e espanhola.
A cerimônia de entrega da honraria está prevista para a terceira semana de outubro, em sessão solene no plenário da ALEMS.
Na justificativa, o deputado Hashioka lembrou a realização da “2ª Festa Inclusiva”, promovida pela Associação Cultural das Nações Amigas. O evento reuniu apresentações artísticas, atrações musicais e gastronomia típica dos sete países representados, além de promover inclusão social e apoiar causas humanitárias.
“O evento foi incluído no calendário oficial do Estado pela Lei 6.043/2023”, destacou o parlamentar. “A comenda visa prestigiar as personalidades que se destacaram pelos bons e relevantes serviços prestados à sua comunidade e ao meio sociocultural de Mato Grosso do Sul”, completou.
