Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
15 de outubro de 2025 - 14h27
FIEMS
CASA DE LEIS

Deputados homenageiam professores e cobram novos concursos para fortalecer a educação em MS

Parlamentares destacaram o papel essencial dos educadores e pediram mais valorização e estabilidade para profissionais da rede estadual

15 outubro 2025 - 11h35João Grilo
Sessão solene desta quarta-feira homenageou educadores
Sessão solene desta quarta-feira homenageou educadores - Foto: Luciana Nassar

O Dia do Professor foi lembrado com homenagens, discursos emocionados e cobranças por mais valorização na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), nesta terça-feira (15). Durante a sessão, deputados ressaltaram a importância da categoria para o desenvolvimento do Estado e defenderam a realização de novos concursos públicos para garantir estabilidade aos profissionais da rede estadual de ensino.

Canal WhatsApp

A data comemorativa remonta a 1827, quando Dom Pedro I instituiu o Ensino Elementar no Brasil, levando escolas de primeiras letras às regiões mais populosas do Império. Quase dois séculos depois, os desafios da educação permanecem, e os parlamentares sul-mato-grossenses fizeram questão de usar a tribuna para reconhecer o trabalho dos educadores.

O presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP), abriu a sessão destacando a entrega da Comenda Maria Ildonei de Lima Pedra, realizada na noite anterior. A homenagem, proposta pela deputada Gleice Jane (PT), reconheceu o esforço e a dedicação de 25 profissionais da educação.

“Foi uma justa homenagem a homens e mulheres que inspiram e colaboram para transformar vidas”, afirmou Gerson Claro. Ele também ressaltou que cada sala de aula é um espaço de mudança e que os professores são essenciais na formação de cidadãos. “Mesmo em tempos de inovação e inteligência artificial, são os educadores que continuam sendo o alicerce do nosso país”, disse.

Valorização e estabilidade

O deputado Pedro Kemp (PT) foi direto ao ponto ao pedir a realização urgente de concursos públicos para professores da rede estadual. Para ele, é preciso reduzir o número de contratos temporários e garantir mais estabilidade à carreira docente.

“É uma carreira brilhante, abraçada por homens e mulheres que atuam no chão das escolas e universidades. A maioria é contratada, e precisamos fortalecer as carreiras e garantir a valorização que eles merecem”, defendeu Kemp.

Quem também reforçou o apelo foi o deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos), que preside a Comissão de Educação, Cultura e Desporto da ALEMS. Ele destacou avanços, como o fato de Mato Grosso do Sul pagar o maior salário do país para a categoria, mas alertou para a necessidade de alcançar a isonomia salarial.

“Sabemos que cerca de 60% dos professores são convocados. É uma profissão que exige dedicação, amor e paciência, e precisamos caminhar para corrigir as desigualdades e valorizar todos os profissionais de forma justa”, declarou.

Vice-presidente da Comissão de Educação, a deputada Gleice Jane afirmou que o 15 de outubro é também uma data de reflexão. Segundo ela, o parlamento deve seguir atento às demandas de todas as categorias da educação.

“Hoje é dia de celebrar, mas também de lembrar que há muito a ser feito. Precisamos valorizar os professores convocados, os servidores administrativos e reforçar a atenção à educação especial. Seguiremos firmes no debate e na defesa de uma educação pública mais justa e inclusiva”, afirmou.

Educação como ferramenta de transformação

Encerrando os discursos, o deputado Junior Mochi (MDB), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação, citou a poetisa Cora Coralina: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. Para ele, a educação é a principal força de transformação social.

“O professor é o alicerce da mudança. Valorizar esses profissionais é investir no futuro do nosso Estado”, concluiu.

Ao final da sessão, ficou evidente que, apesar dos desafios, há consenso entre os parlamentares: é preciso valorizar quem transforma vidas por meio do ensino. E essa valorização começa por garantir estrutura, reconhecimento e estabilidade para quem faz da educação sua missão diária.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas