Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
23 de setembro de 2025 - 11h53
tce
POLÍTICA

Anielle Franco cobra apoio de estados e municípios para viabilizar propostas da Conapir

Ministra afirma que execução das políticas depende da articulação com governos locais e defende continuidade mesmo após mudanças de gestão

23 setembro 2025 - 09h45Agência Brasil
A ministra Anielle Franco
A ministra Anielle Franco - (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom)
Terça da Carne

Menos de uma semana após o encerramento da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, pediu publicamente mais engajamento de estados e municípios para colocar em prática as cerca de 500 propostas aprovadas no encontro.

Canal WhatsApp

Durante entrevista nesta terça-feira (23), no programa Bom Dia, Ministra, produzido pela EBC, Anielle foi direta ao apontar que resistências políticas locais têm sido um dos maiores entraves para transformar as propostas em ações efetivas.

“Muita coisa aconteceu nesses últimos três anos à frente do Ministério da Igualdade Racial. Muitas vezes, estados e municípios, por terem posicionamentos diferentes do nosso, ou demoravam muito, ou atrasavam ou não queriam fazer acontecer”, disse.

A ministra reforçou que a implementação das políticas não pode depender do partido político de quem ocupa cargos públicos. “Não é sobre onde eu voto, em quem eu voto, mas sim sobre cuidar do povo.”

Anielle Franco também alertou para os desafios adicionais trazidos pelo ano eleitoral de 2024, quando serão escolhidos novos prefeitos e vereadores em todo o país. Ela defende que as propostas aprovadas na Conapir devem se transformar em políticas de Estado, e não apenas políticas de governo, para que resistam às mudanças de gestão.

“Passados dois, quatro, seis anos, é outro governo, e não vamos fazer? Não. Temos que fazer sim. Tem que ser uma política de Estado.” Segundo a ministra, sem vontade política, mesmo as melhores ideias e planos não saem do papel.

Realizada em Brasília entre os dias 16 e 19 de setembro, a 5ª Conapir reuniu cerca de 2 mil pessoas, entre 1.700 delegados eleitos, 200 convidados e 50 observadores. Ao longo do evento, os participantes discutiram mais de 700 propostas que vieram das etapas regionais e estaduais.

Ao final da conferência, um documento com diretrizes e recomendações foi entregue ao governo federal, com foco na formulação e fortalecimento de políticas públicas voltadas à igualdade racial, reparação histórica, democracia e justiça racial.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas