BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
POLÍTICA

Aliados de Bolsonaro buscam apoio no STF para garantir anistia

Estratégia visa evitar que medida seja considerada inconstitucional e preservar direitos políticos do ex-presidente

12 setembro 2025 - 09h00Gustavo Côrtes
Sóstenes Cavalcante é líder da oposição na Câmara
Sóstenes Cavalcante é líder da oposição na Câmara - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
ENERGISA

O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), confirmou nesta quinta-feira (11) que ele e outros aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro estão mantendo contatos com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar impedir que uma eventual anistia seja considerada inconstitucional. Cavalcante não revelou quais parlamentares participam da articulação, mas disse estar pessoalmente envolvido.

Canal WhatsApp

A iniciativa busca convencer pelo menos seis dos 11 ministros da Corte a não levantar objeções caso a anistia seja aprovada pelo Congresso e depois judicializada. A oposição pretende votar na medida já na próxima semana, abrangendo o período desde a abertura do inquérito das fake news até a promulgação da lei.

“Esse trabalho já começou a ser feito. Muitas pessoas estão envolvidas, e eu sou uma delas”, afirmou Cavalcante após discursar em uma vigília nos arredores do condomínio de Bolsonaro em Brasília, onde o ex-presidente cumpre prisão domiciliar.

O parlamentar também comentou a decisão do ministro Edson Fachin que anulou atos da Operação Lava Jato em Curitiba, destacando que a decisão não alterou a situação do condenado.

A anistia defendida pelos aliados tem o objetivo de evitar a prisão de Bolsonaro e restabelecer seus direitos políticos. O ex-presidente foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em duas ocasiões, em 2023, e agora também sofre restrições devido à condenação do STF.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop