Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
10 de outubro de 2025 - 05h23
DP-Barros---Parabens-MS
POLÍTICA

Alexandre de Moraes afasta advogados de ex-assessores de Bolsonaro por atraso em alegações finais

Ministro do STF determina que Defensoria Pública assuma defesa para evitar nulidade no processo do "núcleo 2" da trama golpista

9 outubro 2025 - 21h20Hugo Henud
O ex-assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Filipe G. Martins.
O ex-assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Filipe G. Martins. - (Foto: NIlton Fukuda/Estadão)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), destituiu nesta quinta-feira (9) os advogados de Marcelo Costa Câmara, ex-assessor direto de Jair Bolsonaro, e de Filipe Martins, ex-assessor especial da Presidência, integrantes do chamado “núcleo 2” da trama golpista.

Canal WhatsApp

Segundo Moraes, as defesas atuaram de forma “inusitada” e com “nítido caráter procrastinatório” ao não apresentarem as alegações finais dentro do prazo, mesmo após intimação, configurando litigância de má-fé e tentativa de atrasar o andamento da ação penal. Martins era representado por Jeffrey Chiquini e Câmara por Eduardo Kuntz.

O ministro determinou que a Defensoria Pública da União (DPU) assuma imediatamente a defesa dos réus, garantindo que as alegações finais sejam apresentadas e evitando nulidade processual. Moraes criticou o uso do processo “como instrumento de procrastinação”.

Com a manifestação da DPU, o processo ficará pronto para sentença. A ação penal apura a participação dos acusados na tentativa de manter Bolsonaro no poder, dentro do contexto do núcleo 2 da investigação.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop