
A partir do próximo dia 8 de setembro, os servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) poderão utilizar as primeiras 140 vagas do novo estacionamento vertical em construção na sede do Legislativo estadual. A liberação parcial da obra foi anunciada nesta quinta-feira (4) pelos deputados Gerson Claro (PP), presidente da Casa, e Paulo Corrêa (PSDB), primeiro-secretário, durante visita técnica ao local.

“Essas novas vagas já serão liberadas no piso inferior, vamos fazer a limpeza para poder entregar já dia 8”, afirmou Gerson Claro. Segundo ele, a entrega atende uma demanda urgente dos servidores que, atualmente, estacionam nas ruas próximas à sede.
O novo estacionamento terá capacidade total para cerca de 600 veículos, entre carros e motocicletas, e será entregue integralmente até dezembro, conforme previsão da Primeira Secretaria da ALEMS.
Obra estruturante e sustentável
Orçada em R$ 34 milhões, a estrutura faz parte de um pacote de obras que visa modernizar os espaços da Assembleia Legislativa. De acordo com Paulo Corrêa, além de resolver o problema da mobilidade interna e externa da ALEMS, o novo estacionamento proporcionará mais conforto, segurança e um novo ambiente de convivência.
“Efetivamente, a Assembleia dá um salto em qualidade. Estamos construindo algo muito melhor, e com toda a segurança necessária. Vai ser um espaço moderno, funcional e sem causar impactos ambientais”, disse o deputado.
A obra está sendo executada com base em princípios de sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Conforme explicou o secretário de Infraestrutura da ALEMS, João Paulo Coelho, houve um plano de manejo específico para as árvores do local.
“Algumas árvores que precisaram ser removidas foram replantadas na mata existente, outras estão sendo cultivadas no espaço de compostagem. Nada foi desmatado. Estamos cuidando de tudo com muito planejamento e respeito ao meio ambiente”, afirmou o secretário.
Espaço multiuso e preservação ambiental
Além das vagas de estacionamento, o novo prédio abrigará também um espaço coberto que poderá ser usado para eventos e atividades institucionais. A estrutura foi pensada para preservar ao máximo a vegetação existente no entorno da sede da Assembleia.
“Vamos ganhar outro espaço maravilhoso, coberto, sem derrubar nenhuma árvore. Tudo está sendo feito com muito cuidado”, destacou Paulo Corrêa. Ele também enfatizou que o espaço será acessível, funcional e com foco no bem-estar dos servidores e visitantes.
Com um ano e três meses de obras já concluídos, a expectativa é de que nos próximos três meses os demais setores sejam finalizados e liberados para uso. O estacionamento vertical é considerado um marco no processo de modernização da ALEMS e um modelo de infraestrutura sustentável no setor público estadual.
